Audiência

A aviação não deve ser usada como instrumento de morte, diz Papa

Santo Padre recebeu em audiência no Vaticano os diretores e funcionários da Autoridade Nacional de Aviação Civil Italiana (Enac)

Da Redação, com Vatican News

Papa Francisco /Foto: Daniel Ibanez – CNA

Nesta sexta feira, 13, na Sala Paulo VI, o Papa Francisco recebeu em audiência os diretores e funcionários da Autoridade Nacional de Aviação Civil Italiana (Enac). Eles são responsáveis por todos os controles sobre a segurança da aviação. Também estiveram presentes familiares e representantes de parceiros internacionais para a segurança da aviação.

“Vocês fazem parte do setor multifacetado do transporte aéreo, que merece ser incentivado e apoiado, porque é um dos mais afetados pela pandemia”, disse o Pontífice. 

Em seu discurso, o Santo Padre afirmou que a aviação civil contribuiu para o desenvolvimento do mundo contemporâneo, aproximando povos distantes e tornando-os conhecidos. Para ele, o trabalho exercido pela ENAC oferece um serviço indispensável à nação e aos cidadãos. 

“Milhares de passageiros podem chegar a outras cidades e países, para trabalho, para turismo, para necessidades familiares, e assim aproximar várias culturas e tradições.”

O Pontífice frisou que o trabalho dos participantes favorece conhecimentos, colaborações e intercâmbios recíprocos em contextos culturais, econômicos e religiosos:  “Como é importante o seu trabalho para o desenvolvimento dessas relações humanas e sociais no âmbito internacional!”.

Diante da tentação recorrente de voltar a erguer barreiras nacionais, Francisco sublinhou que que este trabalho está a serviço do encontro e da fraternidade.  O Papa percebe que em contraste com essa perspectiva estão os casos em que a aviação é usada como instrumento de ofensa, destruição e morte. Ele disse que infelizmente isso também se vê na terrível guerra na Ucrânia, marcada diariamente por bombardeios aéreos. 

Aviação é amizade!

“Diante desse cenário desolador, a esperança de que os céus sejam sempre e somente céus de paz pressiona com força o nosso coração. Que se possa voar em paz para estreitar e consolidar relações de amizade e paz. Aviação é amizade, é encontro!”, frisou.

O Santo Padre ressaltou que uma das preocupações da Autoridade Nacional de Aviação Civil é também implementar programas adequados para evitar acidentes graves nos meios de transporte. 

Dia Nacional para não esquecer

“Espero que o ‘Dia Nacional para não esquecer’, destinado a lembrar as vítimas do trágico acidente em Linate, seja uma oportunidade para conscientizar os interessados na aviação civil sobre a centralidade do passageiro e o valor de cada pessoa”, afirmou.

Sobre a espiritualidade, Francisco desejou que os participantes encontrem o seu ponto de referência na Santa Casa de Loreto, em sua Padroeira, a quem são particularmente são devotos.

Por fim, o Pontífice exortou o organismo a proteger as pessoas a fim de que de um dia para o outro não fiquem de fora sem trabalho. “O trabalho é uma riqueza. Peço-lhes que trabalhem num espírito de solidariedade, sinceridade e amizade, a fim de promover relações recíprocas que ajudem a enfrentar os momentos difíceis com confiança”, concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo