Venerado Irmão Dom Regan,
obrigado pela calorosa saudação que me destinastes em nome dos fiéis de Gales. Estou feliz por ter esta oportunidade de honrar a nação e suas antigas tradições cristãs abençoando um mosaico de São David, o patrono do povo galês, e acendendo a vela da estátua de Nossa Senhora de Cardigan.
São David foi um dos grandes santos do século VI, aquela época de ouro de santos e missionários nessas ilhas, e foi, portanto, um dos fundadores da cultura cristã que está nas raízes da Europa moderna. A pregação de David foi simples, porém profunda. As palavras que, agonizante, pronunciou aos monges foram: “Sede feliz, mantende a fé e fazei coisas simples”. São as coisas simples que revelam o nosso amor por aquele que nos amou primeiro (cf. 1 Jo 4, 19) e que une as pessoas em uma comunidade de fé, amor e serviço. Possa a mensagem de São David, em toda a sua simplicidade e riqueza, continuar a ressoar no Gales de hoje, atraindo os corações de seu povo a um renovado amor por Cristo e pela Sua Igreja.
Através dos tempos, o povo de Gales distinguiu-se pela sua devoção a Mãe de Deus; isso é colocado em evidência pelos inumeráveis lugares de Gales chamados “Llanfair” – Igreja de Maria. Enquanto estou prestes a acender a vela segurada por Nossa Senhora, rezo para que Ela continue a interceder junto de seu Filho para todos homens e mulheres de Gales. Que a luz de Cristo continue a guiar os seus passos e plasmar a vida e cultura da nação.
Infelizmente não foi possível ir a Gales durante esta visita. Mas espero que esta esplêndida estátua, que agora retorna ao Santuário nacional de Nossa Senhora de Cardigan, seja uma recordação permanente do profundo amor do Papa pelo povo de Gales e da constante proximidade, seja na oração, seja na comunhão da Igreja.
Bendith Duw ar bobol Cymru! Deus abençoe o povo de Gales!
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com