Casa de Repouso

Papa pede que idosos não temam se unir ao sofrimento de Cristo

Danusa Rego
Da Redação

Bento XVI visitou a Casa de Repouso de Idosos St. Peter’s Residence, em Londres, na tarde deste sábado, 18, às 17 horas (13h em Brasília), dando continuidade à peregrinação ao Reino Unido.

O Pontífice assinalou sua satisfação com os avanços da medicina, mas disse que os cristãos não devem ter medo de se unir ao sofrimento de Cristo. Também destacou os avanços na medicina, que proporcionam maior longevidade, e que o número crescente de idosos é uma bênção para a sociedade.

Acesse
.: Discurso do Papa aos idosos
.: Todas as notícias sobre a visita

“Cada geração pode aprender com a experiência e com a sabedoria das gerações que lhe precederam”, disse, salientando que os idosos devem ser cuidados, até mesmo como forma de gratidão.

Ele também tecordou que o cumprimento do quarto mandamento, “Honra pai e mãe”, está associado a uma promessa: “Assim viverá por longos anos e sejas feliz na terra que o Senhor teu Deus te dará”. “A Igreja procura cumprir o mandamento do Senhor a respeito da vida, independentemente da idade ou circunstâncias”, enfatizou.

O Santo Padre remeteu-se à sua primeira homilia como Papa, em 2005, quando disse que cada um é querido, amado e necessário e acrescentou: “A vida é um dom único, em todas as fases, desde a concepção até a morte natural. Só Deus pode dar e tirar”.

“Pode-se gozar de boa saúde na terceira idade, mas os cristãos não devem ter medo de compartilhar o sofrimento de Cristo, quando Deus quer que nós lutemos com a enfermidade”, assinalou, recordando o sofrimento de seu Predecessor João Paulo II.

“Ficou claro para todos nós que ele fez isso em união aos sofrimentos de nosso Salvador. A alegria e paciência com que ele enfrentou seus últimos dias foram um notável e comovente exemplo para todos nós que temos que carregar o fardo da idade avançada”, complementou.

O Papa destacou que chegar à terceira idade é ter a oportunidade de aprofundar o conhecimento do mistério de Cristo: “Esses anos são uma oportunidade para rezar por todos aqueles a quem nós amamos nesta vida e para colocar tudo o que temos feito pessoalmente diante da misericórdia e da ternura de Deus”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo