window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Aos educadores

Papa destaca educação católica, que dá bases à cultura ocidental

Danusa Rego
Da Redação

O Papa Bento XVI encontrou-se com representantes da Educação Católica na Saint Mary’s University College, em Twickenham (Londres), na manhã desta sexta-feira, 17.

Primeiramente, o Santo Padre encontrou-se com os educadores na Capela da Universidade e demonstrou sua gratidão e louvor a Deus pelos religiosos que se dedicam à educação.

Bento XVI agradeceu a todos os homens e mulheres que entregam suas vidas para ensinar os jovens: “Quero expressar meus sentimentos de profunda gratidão. Você formam as novas gerações não só no conhecimento da fé, mas, em cada aspecto do que significa viver como cidadãos maduros e responsáveis no mundo atual (…). Suas mãos são nós e as nossas palavras e toda a sabedoria e habilidade do nosso trabalho”.

Acesse
.: Discurso de Bento XVI a professores e religiosos das escolas britânicas
.: Todas as notícias sobre a visita

O Pontífice ilustrou seu pensamento mencionando exemplos de santos como Santo Agostinho e Santo David, que utilizaram a aprendizagem como uma maneira de encontrar a Palavra de Deus encarnado e lançaram as bases da nossa cultura e civilização ocidental.

Elogiou e “louvou a Deus” pela vida das religiosas que se dedicam à educação dos jovens e citou a grande contribuição da Venerável inglesa Maria Ward. “Como os papéis da Igreja e do Estado no campo da educação progridem! Nunca nos esqueçamos que os religiosos têm uma contribuição única a fazer a este ministério, através de suas vidas consagradas a Deus e fidelidade”, afirmou.

O Santo Padre valorizou a presença dos religiosos nas escolas. “Esta é a vida de fé é a força motriz de qualquer atividade escolar, a fim de que a missão da Igreja se desenvolva de forma eficaz e os jovens possam descobrir a alegria de participar do ‘ser para os outros’, a exemplo do próprio Cristo (cf. Spe salvi, 28)”.

Após o encontro, Bento XVI dirigiu-se aos alunos das escolas britânicas e convidou-os a uma vida de santidade.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo