Encontro com a Rainha

Papa alerta para risco de "formas agressivas de secularismo"

Bento XVI iniciou sua visita de Estado ao Reino Unido alertando para os riscos de “formas mais agressivas de secularismo”, que não apreciam e toleram valores tradicionais e manifestações culturais, como a raiz cristã da região.O primeiro compromisso do Pontífice foi a visita de cortesia à Rainha Elizabeth II no Palácio de Holyroodhouse, residência oficial da rainha em Edimburgo, na Escócia, às 11h40min (7h40min em Brasília).

É a primeira visita que um Papa faz ao Reino Unido a convite do governo desde o cisma que fez surgir a Igreja Anglicana, em 1534. A visita de João Paulo II, realizada em 1982, foi de cunho apostólico, pois ele não foi recebido como chefe de Estado.

Acesse
.: Discurso do Papa às autoridades e à Rainha Elizabeth II

.: Trajeto completo do Papa neste 1º dia de visita
.: Programa completo da viagem
.: Oração oficial da visita do Papa ao Reino Unido
.: Missal das celebrações litúrgicas do Papa no Reino Unido

“O Reino Unido esforça-se para ser uma sociedade moderna e multicultural. […] Que isso não enfraqueça a raiz cristã que sustenta suas liberdades; e que esse patrimônio, que sempre buscou o bem da nação, sirva constantemente de exemplo para o vosso Governo e vosso povo”, afirmou o Santo Padre.

Raízes cristãs

O Bispo de Roma lembrou que o nome do Palácio Real de Holyroodhouse recorda a santa Cruz e “evoca as profundas raízes cristãs que ainda estão presentes em todas as áreas da vida britânica. Os reis da Inglaterra e Escócia têm sido cristãos desde tempos muito antigos. […] Assim, a mensagem cristã tem sido uma parte integral da língua, pensamento e cultura dos povos destas ilhas há mais de mil anos”.

Logo após, o Papa disse que a fé é força poderosa que traz benefício para cristãos e não cristãos igualmente.

“Também agora, podemos recordar como a Grã-Bretanha e seus líderes enfrentaram a tirania nazista, que desejava eliminar Deus da sociedade […]. Ao refletir sobre as lições sombrias do extremismo ateu do século XX, jamais esqueçamos como a exclusão de Deus, da religião e da virtude da vida pública conduz, em última análise, a uma visão parcial do homem e da sociedade e, portanto, a uma visão ‘restritiva da pessoa e seu destino'”, indicou.

Papel do Reino Unido

Bento XVI recordou também o papel fundamental da Grã-Bretanha na formação do consenso internacional do pós-guerra, que fez surgir as Nações Unidas. Ao mesmo tempo, recordou os conflitos na Irlanda do Norte: “Encorajo todos a continuar caminhando juntos com coragem o caminho traçado para uma paz justa e duradoura”.

Por fim, o Santo Padre disse que o Reino Unido “continua sendo, política e economicamente, uma figura-chave no âmbito internacional. […] Isso lhes impõe uma especial obrigação de atuar com sabedoria para o bem comum”.

O papel dos meios de comunicação britânicos para promover a paz das nações, o desenvolvimento integral dos povos e a difusão dos autênticos direitos humanos foi salientado pelo Papa. “Que todos os britânicos continuem vivendo em harmonia com os valores de honestidade, respeito e imparcialidade que lhes mereceram a estima e admiração de muitos”.

Ao final do encontro com a rainha, no Parque do Palácio Real, Bento XVI encontrou as autoridades, entre as quais representantes políticos, da sociedade civil, das Igrejas anglicana e católica, bem como alguns representantes do Parlamento escocês.

A Rainha e o Santo Padre receberam cumprimentos e flores de estudantes escoceses em vestes tradicionais. Logo após, o Papa transferiu-se, em papamóvel, à residência do Arcebispo de Saint Andrews e Edimburgo, onde almoçou com os Membros do séquito papal, o Arcebispo Cardeal Keith Michael Patrick O’Brien e o Arcebispo de Glasgow, Dom Mario Joseph Conti.

Assista à íntegra do discurso

Leia mais
.: Bento XVI inicia viagem apostólica ao Reino Unido
.: Cameron diz que visita do Papa é “grande honra” para Reino Unido
.: TV Canção Nova transmite visita do Papa ao Reino Unido
.: Prefeito de Londres dá as boas-vindas ao Papa
.: Videomensagem do Papa a uma semana da visita ao Reino Unido
.: Vaticano divulga números da Igreja Católica na Grã-Bretanha
.: Vaticano divulga programa da visita do Papa ao Reino Unido
.: Ouça músicas em preparação à Visita do Papa à Inglaterra
.: Papa na Inglaterra: saiba como será kit dos peregrinos
.: Papa visita a Inglaterra em setembro: livreto explica viagem
.: Papa já tem diversos compromissos para 2010

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo