Palavra do Papa

Discurso de Bento XVI na despedida do Reino Unido

Boletim da Santa Sé

Senhor Primeiro Ministro,

agradeço-vos pelas vossas cordiais palavras de despedida em nome do Governo de Sua Majestade e do povo do Reino Unido. Estou muito agradecido pelo intenso trabalho de preparação, tanto do Governo atual quanto do precedente, do serviço civil, das autoridades locais e da polícia, e dos numerosos voluntários que pacientemente ajudaram a preparar os eventos destes quatro dias. Obrigado pela vossa calorosa acolhida e pela hospitalidade que me haveis dispensado.

Durante o tempo em que estive convosco, encontrei representantes de muitas comunidades, culturas, línguas e religiões que compõem a sociedade Britânica. A grande diversidade da Grã-Bretanha moderna é um desafio para seu Governo e seu povo, mas também representa uma grande oportunidade para promover o diálogo intercultural e inter-religioso que enriquecerá toda a comunidade.

Nesses dias, fui agraciado pela oportunidade de encontrar-me com Sua Majestade a Rainha, assim como convosco e outros líderes políticos, e falar sobre assuntos de interesse comum, tanto internas quanto externas. Fiquei particularmente honrado ao receber o convite para dirigir-me às duas Câmaras do Parlamento no histórico recinto de Westminster Hall. Desejo sinceramente que esses encontros contribuam para confirmar e reforçar as excelentes relações entre a Santa Sé e o Reino Unido, especialmente na cooperação para o desenvolvimento internacional, o cuidado com o meio ambiente e a construção de uma sociedade civil com renovado sentido de valores compartilhados e propósitos comuns.

Foi também uma satisfação visitar Sua Graça, o Arcebispo de Canterbury, e os Bispos da Igreja da Inglaterra, rezando posteriormente com eles e nossos irmãos cristãos nas evocativas redondezas da Abadia de Westminster, local que fala eloquentemente das tradições e cultura que partilhamos. Uma vez que a Grã-Bretanha acolhe a muitas tradições religiosas, fico grato pela oportunidade que tive de encontrar seus representantes e compartilhar com eles algumas ideias sobre a contribuição que as religiões podem oferecer para o desenvolvimento de uma sociedade saudável e pluralista.

Naturalmente, minha visita foi dirigida de uma maneira especial aos católicos do Reino Unido. Valorizo muitíssimo o tempo que passei com os bispos, sacerdotes, religiosos e leigos, e com professores, alunos e idosos. Foi especialmente comovedor celebrar com eles, aqui em Birmingham, a beatificação de um grande filho da Inglaterra, o Cardeal John Henry Newman. Estou convencido de que, com seu vasto legado de escritos acadêmicos e espirituais, tem ainda muito a nos ensinar sobre a vida cristã e o testemunho cristão em meio aos desafios do mundo de hoje, desafios que previu com surpreendente clareza.

Ao despedir-me de vós, asseguro-vos mais uma vez meus melhores votos e orações pela paz e prosperidade da Grã-Bretanha. Muitíssimo obrigado e que Deus abençoe a todos vós!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo