A visita de Estado que o Papa Bento XVI iniciará no Reino Unido nesta quinta-feira, 16, será “uma grande honra” para o país, segundo definição do primeiro-ministro britânico, David Cameron, em uma mensagem publicada no site do governo.
Cameron manifestou suas “calorosas boas-vidas” ao Pontífice, que permanecerá na nação europeia até o domingo, afirmando que este será um evento “histórico e incrivelmente importante”.
“Nem todos concordam com tudo aquilo que o Papa afirma, mas isso não deve nos impedir de reconhecer que sua mensagem ajuda a nos colocar à prova, a nos fazer perguntas sobre nossa sociedade e sobre como nos comportamos conosco e com os outros”, continuou ele.
Acerca da importância da viagem — a primeira de um pontífice desde 1982, quando João Paulo II esteve no país –, Cameron afirmou que “serão quatro dias especiais não só para os seis milhões de católicos” do Reino Unido, mas também “para os muitos homens de fé” e as “milhões” de pessoas que “nos observarão”.
A chegada de Bento XVI será “uma oportunidade única para celebrar a enorme contribuição que as nossas comunidades religiosas fornecem à nossa sociedade e para celebrar seu papel na construção de uma sociedade mais ampla e mais forte”.
O primeiro-ministro explicou que o Papa “pode também ser nosso parceiro com uma grande influência no mundo e juntos, temos um grande trabalho a fazer na luta contra a pobreza e as doenças”, sobre as mudanças climáticas, “na promoção do diálogo multi-religioso e pela paz no mundo”.
“Damos as boas-vindas à delegação do Pontífice e agora redobramos nossa resolução para trabalhar pelo bem comum, seja na Grã-Bretanha, seja com nossos parceiros no mundo”, completou ele, que se encontrará com Bento XVI na manhã de sábado no Palácio Arquiepiscopal de Westminster em Londres.
Após o Angelus do último domingo, o líder máximo da Igreja Católica se disse “alegre” de ir ao Reino Unido. “Peço a todos que me acompanhem com a pregação nesta viagem apostólica”, assinalou ele na ocasião.
Esta será a 17ª viagem apostólica internacional de Bento XVI desde o início de seu Pontificado, em abril de 2005. Entre os compromissos em solo britânico estão três grandes eventos públicos, 13 discursos, além de reuniões com políticos, religiosos e membros da sociedade civil.
Veja também
.: TV Canção Nova transmite visita do Papa ao Reino Unido
.: Confira a programação completa da viagem
.: Vaticano divulga números da Igreja Católica na Grã-Bretanha
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com