Leonardo Meira
Da Redação, com Rádio Vaticano
O Papa encontrou-se com um grupo de pessoas que foram vítimas de abusos sexuais por parte de integrantes do clero católico.
A nota da Sala de Imprensa da Santa Sé indica que Bento XVI ficou comovido ao escutar as histórias das vítimas e “expressou sua profunda dor e vergonha pelo que as vítimas e famílias sofreram”.
A reunião, conforme aconteceu em visitas do Pontífice a outros países, não estava prevista no cronograma oficial, mas foi incluída como sinal da proximidade e disposição da Igreja em solucionar e evitar esses tipos de problemas.
Leia o comunicado na íntegra
Ao meio-dia deste sábado, 18 de setembro de 2010, na Nunciatura Apostólica em Londres, o Santo Padre encontrou um grupo de pessoas que foram abusadas sexualmente por integrantes do clero.
O Santo Padre comoveu-se escutando as histórias das vítimas e expressou sua profunda dor e vergonha pelo que as vítimas e famílias sofreram. Ele rezou juntamente com elas e assegurou que a Igreja Católica continua a implementar medidas efetivas para a proteção dos jovens, e que está fazendo todo o possível para verificar as acusações, colaborar com as autoridades civis e levar à justiça os clérigos e religiosos acusados destes graves crimes.
Como em outras ocasiões, rezou para que todas as vítimas de abusos possam experimentar cura e reconciliação, e possam superar sua angústia passada e presente com serenidade e esperança para o futuro.
Após esse encontro, o Santo Padre falou com um grupo de profissionais e voluntários que se dedicam à proteção das crianças e jovens em ambiente eclesiástico.
Leia também
.: Todas as notícias sobre a visita