Encontro com Bispos

Bento XVI destaca urgência de evangelizar mundo secularizado

Danusa Rego
Da Redação

Bento XVI encontrou-se com os bispos da Inglaterra, Gales e Escócia na Capela do Francis Martin House, do Oscott College, em Birmingham, às 16h45min (12h45min em Brasília).

O destaque foi para o desafio do anúncio do Evangelho no mundo secularizado, incentivo para aumentar a devoção à Santa Missa e a necessária generosidade na aplicação da Constituição Apostólica Anglicanorum Coetibus.

O Santo Padre iniciou seu discurso remetendo-se ao já Beato John Henry Newman: “Sua beatificação lembra-nos hoje a ação permanente do Espírito Santo, convocando com seus dons o povo da Grã-Bretanha à santidade“.

Acesse
.: Discurso de Bento XVI aos bispos da Inglaterra, Gales e Escócia
.: Todas as notícias sobre a visita

O Pontífice disse que, durante a visita ao Reino Unido, pôde perceber a sede que o povo britânico tem da Boa Nova de Jesus Cristo.

O Bispo de Roma falou ainda sobre o Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, anunciado recentemente, e dos diversos novos movimentos eclesiais que têm “um carisma especial para a evangelização”.

Compaixão

O Papa voltou a falar sobre os abusos de crianças e jovens por parte de sacerdotes e religiosos, fatos que prejudicam gravemente a credibilidade moral dos pastores da Igreja: “Falei em muitas ocasiões das profundas feridas que causa esse comportamento, em primeiro lugar sobre as vítimas, mas também nas relações de confiança que devem existir entre os sacerdotes e o povo, entre os sacerdotes e os bispos, e entre as autoridades da Igreja e o povo em geral“.

Missal e ecumenismo

O Papa agradeceu a contribuição que os bispos do Reino Unido deram para a tradução do Missal Romano. “Animo-vos a aproveitar a oportunidade que oferece a nova tradução para uma catequese mais profunda sobre a Eucaristia e uma renovada devoção na forma de sua celebração“.

Por fim, falou da questão discutida na visita ad limina: o convite à generosidade na aplicação Constituição Apostólica Anglicanorum Coetibus.

“Isso deveria ser percebido como um gesto profético que pode contribuir positivamente para o desenvolvimento das relações entre anglicanos e católicos”.

Leia mais
.: Fidelidade à oração nos converte em imagem de Deus, afirma Papa
.: Papa incentiva cristãos a anunciar verdade que os torna livres
.: Papa pede que idosos não temam se unir ao sofrimento de Cristo
.: Papa encontra-se com vítimas de abusos sexuais no Reino Unido
.: Papa demonstra seu amor e orações ao povo de Gales
.: “Somos feitos para amar”, diz Papa aos jovens

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo