window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Na visita de cortesia

Arcebispo anglicano agradece análise do Papa sobre sociedade atual

“Sua consistente e penetrante análise do estado da sociedade europeia em geral tem sido uma importante contribuição para o debate público entre Igreja e cultura, e nós agradecidamente reconhecemos nosso débito a esse respeito”, disse o Arcebispo de Canterbury e Primaz da Comunhão Anglicana, Rowan Williams, durante a visita de cortesia de Bento XVI.

O encontro entre os dois líderes religiosos aconteceu no Lambeth Palace, às 16h (12h em Brasília), nesta sexta-feira, 17.

Em seu discurso, Williams lembrou que a missão dos bispos é não somente a de alimentar, mas também a de proteger o rebanho de Cristo dos perigos. Logo após, indicou que isso também envolve “responder às várias tendências em nosso cenário cultural que apresentam a fé cristã tanto como um obstáculo à liberdade humana quanto um escândalo para o intelecto”.

Acesse
.: Discurso do Arcebispo de Canterbury a Bento XVI
.: Acompanhe notícias e transmissão ao vivo
.: Programa completo da viagem
.: Trajeto completo do Papa neste 2º dia de visita
.: Oração oficial da visita do Papa ao Reino Unido
.: Missal das celebrações litúrgicas do Papa no Reino Unido

Williams destacou que a presença em conjunto dos bispos britânicos era uma mostra do caminho que buscam percorrer, percebendo sua missão como única e indivisível.

“A Comissão Internacional Anglicano-Católica sobre Unidade e Missão apresentou-nos a importância vital de nosso comum chamado enquanto bispos a sermos agentes de missão. Nosso oração fervorosa é para que essa visita nos dê uma renovada energia e visão para trabalharmos juntos neste contexto, em nome do que um grande pensador Romano Católico chamou no século passado de ‘verdadeiro humanismo’ – um compromisso apaixonado pela dignidade de todos os seres humanos, do início ao fim da vida, e uma resistência a toda a tirania que ameaça abafar ou negar o lugar do transcendente nos assuntos humanos”.

O Arcebispo destacou que a vida da fé deve ser apresentada como uma vida bem vivida e alegremente vivida.

“Em outras palavras, devemos ser eficazes defensores ou arautos da nossa fé quando podemos mostrar o que é uma vida santa, uma vida em que a alegria de Deus está presente de forma transparente”.

Diálogo anglicano-católico

Williams indicou que o ministério conjunto dos bispos, apesar das fronteiras que ainda existem entre as confissões anglicana e católica, não deve estar centrado somente em como atuar na arena pública.

“Antes, é uma busca juntos pela santidade e transparência de Deus, busca das formas pelas quais podemos ajudar uns aos outros a crescer na vida no Espírito Santo”.

Sobre a separação anglicano-católica, o Arcebispo usou o exemplo de uma carta que o presbítero anglicano Edward Bouverie Pusey escreveu ao Cardeal John Henry Newman quando esse último decidiu entrar em plena comunhão com a Sé de Roma e converteu-se ao catolicismo: “é o que existe de profano em ambos os lados que nos separa”.

“Isso não deveria nos surpreender: santidade é a mais simples comunhão com Cristo, e quando essa comunhão com Cristo é trazida à maturidade, assim é a nossa comunhão com o outro. Enquanto bispos, somos servos da unidade do povo de Cristo, do único Corpo de Cristo. E, como somos bispos integrantes de comunidades eclesiais separadas, devemos todos sentir que cada um de nossos próprios ministérios é menos fecundo pelo fato de nossa divisão, nessa real mas imperfeita comunhão”.

Por fim, destacou:

“Que esta visita histórica seja para todos nós um tempo especial de graça e crescimento em nossa vocação comum, enquanto vós, Sua Santidade, traz-nos a renovada palavra do Evangelho”.

Leia mais
.: Papa indica amizade e progresso no diálogo com anglicanos
.: Fé não desvaloriza ciência, diz Papa no Reino Unido
.: Papa convida jovens do Reino Unido a serem “santos do século XXI”
.: Segundo dia da visita do Papa Bento XVI ao Reino Unido
.: Papa diz que religião não ameaça, mas garante liberdade e respeito
.: Rainha destaca contribuição especial da Igreja no Reino Unido
.: Papa no Reino Unido: acompanhe notícias e transmissão ao vivo
.: Papa alerta para risco de “formas agressivas de secularismo”
.: Oração oficial da visita do Papa ao Reino Unido
.: Bento XVI inicia viagem apostólica ao Reino Unido
.: Cameron diz que visita do Papa é “grande honra” para Reino Unido
.: TV Canção Nova transmite visita do Papa ao Reino Unido
.: Prefeito de Londres dá as boas-vindas ao Papa
.: Videomensagem do Papa a uma semana da visita ao Reino Unido
.: Vaticano divulga números da Igreja Católica na Grã-Bretanha
.: Vaticano divulga programa da visita do Papa ao Reino Unido
.: Ouça músicas em preparação à Visita do Papa à Inglaterra
.: Papa na Inglaterra: saiba como será kit dos peregrinos
.: Papa visita a Inglaterra em setembro: livreto explica viagem
.: Papa já tem diversos compromissos para 2010

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo