.: Entrevista do Papa a jornalistas no voo entre Itália e Portugal
.: OUÇA as colocações do Papa (em italiano)
Sobre os casos de abuso sexual, disse:
“Não somente de fora vêm os ataques ao Papa e à Igreja, mas os sofrimentos da Igreja vêm do próprio interior da Igreja, do pecado que existe na Igreja. Também isto sempre foi conhecido, mas hoje o vemos de modo realmente terrível: que a maior perseguição à Igreja não vem dos inimigos de fora, mas nasce do pecado na Igreja, e que a Igreja então tem profunda necessidade de reaprender a penitência, de aceitar a purificação, de aprender, por um lado, o perdão, mas também a necessidade da justiça. O perdão não substitui a justiça”.
Sobre a contraposição que se deseja construir entre fé e racionalidade, afirmou:
“Penso que a tarefa, a missão da Europa nesta situação é encontrar este diálogo, integrar fé e racionalidade moderna em uma única visão antropológica que completa o ser humano e torna assim também comunicável às culturas humanas. A presença do secularismo é uma coisa normal, mas a separação, a contraposição entre secularismo e cultura da fé é anômala e deve ser superada. O grande desafio deste momento é que os dois se encontrem, de tal forma que encontrem a própria identidade. É uma missão da Europa e uma necessidade humana nesta nossa história”.
Finalmente, acerca da possbilidade de a crise econômica colocar em risco a comunidade europeia, indicou:
“Toda a tradição da Doutrina Social da igreja vai no sentido de alargar o aspecto ético e da fé para além do indivíduo, à responsabilidade do mundo, a uma racionalidade configurada pela ética. E, por outra parte, os últimos acontecimentos no mercado nestes últimos dois ou três anos têm demonstrado que a dimensão ética é interna e deve entrar no interior do agir econômico […] Somente assim a Europa realiza a sua missão”
Saiba mais sobre a visita
Bento XVI chegou nesta terça-feira, 11, a Portugal. Lisboa é a primeira cidade a receber o Pontífice, que também visita Fátima e Porto, celebrando três missas e proferindo sete discursos, além de dirigir uma mensagem e uma saudação aos fiéis portugueses. Nesta 15ª viagem apostólica de seu Pontificado, o Papa vai centrar as suas intervenções em três eixos fundamentais: a cultura, a ação social e a vida da Igreja em Portugal.
No entanto, um dos principais motivos para esta viagem é a celebração do décimo aniversário da beatificação de Jacinta e Francisco Marto, reafirmado pelo próprio Bento XVI no último domingo, 9, durante a saudação inicial da oração Regina Coeli. Neste ano, o País anfitrião também celebra os 100 anos da Proclamação da República.
O Papa vai proferir sete discursos: à chegada e à partida (11 e 14 de Maio), no Encontro com o Mundo da Cultura (dia 12), na celebração das Vésperas e na Bênção das Velas em Fátima (ambas no dia 12) e nos encontros com os agentes da Pastoral Social e com os Bispos, igualmente em Fátima (dia 13).
Terceiro Papa a visitar Fátima, depois de Paulo VI (1967) e João Paulo II (1982, 1991 e 2000), Bento XVI esteve, enquanto Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, estreitamente ligado às Aparições, estudando profundamente a Mensagem de Fátima, além de ter presidido às cerimônias do 13 de Maio em 1996. Foi o autor do comentário teológico sobre a Terceira Parte do Segredo de Fátima, revelado precisamente em 2000, quando João Paulo II se deslocou pela terceira e última vez a Portugal.
A maioria das viagens de Bento XVI foi realizada na Europa: quatro em países que fazem fronteira com a sua Alemanha natal – Polônia (2006), Áustria (2007), França (2008) e República Checa (2009) -, outras duas viagens a solo germânico (2005 e 2006), Espanha (2006), Turquia (2006) e Malta (2010).
Ainda neste ano, o Papa fará mais três viagens em território europeu: Chipre, Reino Unido e Espanha.
.: Veja fotos da visita no Flickr
Acesse os documentos
.: Hino oficial da visita
.: OUÇA o Hino
.: Nota Pastoral dos Bispos (out/2009)
.: Nota Pastoral dos Bispos (mar/2010)
.: Livreto das Celebrações Litúrgicas
.: Catequese preparatória 1 – Visita do Papa: desafios à Igreja de Lisboa
.: Catequese preparatória 2 – Ainda precisamos de Pedro?
.: Carta dos jovens ao Papa
.: Carta das crianças ao Papa
.: Citações do Cardeal Ratzinger
– Em Lisboa
.: Tríptico das atividades da visita
.: Informações sobre os espaços litúrgicos
.: Infográfico dos compromissos do Papa na capital
– Em Porto
.: Informações sobre a visita