Encontro com autoridades

Liberdade religiosa é mais que liberdade de culto, salienta Bertone

Depois da celebração das Vésperas na Catedral de León, no México, às 19h30 (horário local, 22h30 horário de Brasília), o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcísio Bertone, se encontrou nesse domingo, 25, com os bispos do México, convidados e com o presidente do país, Felipe de Jesús Calderón Hinojosa.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Discurso do Secretário de Estado vaticano às autoridades mexicana
.: Confira programação da viagem do Papa a Cuba e ao México
.: Todas as matérias sobre a visita do Papa ao México

O secretário de estado lembrou que há 20 anos a Santa Sé mantém relações diplomáticas com o México. Segundo ele, o Vaticano deseja que, no México, o direito fundamental à liberdade religiosa se consolide cada vez mais, na certeza de que este direito vai muito além da mera liberdade de culto.

“Na realidade, engloba todas as dimensões da pessoa humana, chamada a dar razão da sua própria fé e a anunciá-la e partilhá-la com outros – sem a impor – como o dom mais precioso recebido de Deus”, completou.

Dom Bertone salientou que o cristianismo tem uma grande contribuição para oferecer, pois é “uma religião de liberdade e de paz e está ao serviço do verdadeiro bem da humanidade”.

“A Igreja não cessa de exortar a todos para que a atividade política seja um serviço prestimoso e totalmente dedicado aos cidadãos e não se transforme numa luta de poder ou numa imposição de sistemas ideológicos rígidos, que tantas vezes têm como resultado posições radicais em amplos setores da população”.

O Cardeal recordou também a grande contribuição dos cristãos leigos na sociedade mexicana e em toda a América Latina, em iniciativas de solidariedade, na promoção dos direitos fundamentais, na defesa da liberdade e no cultivo da arte e da cultura.

Ele também agradeceu todos que contribuíram para o bom andamento desta viagem do Papa ao México. “A visita de Sua Santidade Bento XVI ao México é ocasião de profunda alegria, por ver como esta amada nação uma vez mais abriu de par em par as suas portas ao Sucessor de Pedro, manifestando assim a grandeza de espírito dos seus filhos, a sua esmerada hospitalidade e a vigorosa fé católica arraigada neles”, destacou o Cardeal às autoridades.

Leia mais
.: Papa: “Estejam ao lado de quem é marginalizado pela violência”
.: Devoção à Virgem Maria aproxima cristãos de Jesus, diz Papa
.: Bento XVI leva palavras de esperança para mexicanos

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo