Saudação

Papa envia telegramas para presidentes durante voo ao Chipre

Bento XVI embarcou às 9h30min desta sexta-feira, 4, em Roma (4h30min em Brasília), para a 16ª Viagem internacional, com destino ao Chipre. A chegada ao país aconteceu no aeroporto internacional de Paphos, às 14h (8h em Brasília).Acesse
.: Bento XVI inicia viagem apostólica a Chipre
.: Site oficial da visita do Papa ao Chipre
.: Conheça o programa e os locais da visita

O Papa visitará as comunidades católicas maronita, armena e latina, bem como a Igreja Ortodoxa. Durante a visita, acontece também a publicação do Instrumentum laboris da Assembleia Especial para o Oriente Médio do Sínodo dos Bispos,  programa para acontecer no Vaticano entre 10 e 24 de outubro, com o tema A Igreja Católica no Oriente Médio: comunhão e testemunho. O texto será entregue pelo Papa aos patriarcas e bispos da região no domingo, 6.

Ao sobrevoar o território destes países, o Papa enviou telegramas aos presidentes da Itália, Giorgio Napolitano, e da República Helênica (Grécia), Karolos Papoulias. Bento XVI saudou o italiano com “fervorosos votos de bem estar espiritual, civil e social para todo o povo”; ao grego, expressou seus pedidos ao Senhor para que os acompanhe e “suscite uma renovada solidariedade”.

Saiba mais sobre o Chipre

A capital do país é Nicósia. A população é de 794 mil habitantes, dos quais 25 mil são católicos (3,15% do total). Há uma circunscrição eclesiástica e 13 paróquias e um centro pastoral. Os bispos são 2, há 30 sacerdotes, 60 religiosos e um seminarista maior.

No total, 6.347 alunos frequentam os 22 centros de educação católicos (escolas maternais, primárias e secundárias). No que diz respeito a centros caritativos e sociais de propriedade da Igreja ou que são dirigidos por eclesiásticos ou religiosos, há dois hospitais, três ambulatórios, um asilo para anciãos, inválidos e deficientes e seis orfanatos e creches.

Assista série de reportagens especiais sobre Chipre
.: Bento XVI é o primeiro Papa a visitar Chipre
.: Pafos, depois de Paulo, recebe Bento XVI
.: Larnaca, cidade onde está a Igreja do amigo de Jesus
.: Salamina, a primeira missão de Paulo na ilha
.: Chipre, a próxima visita de Bento XVI

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo