.: Site oficial da visita do Papa ao Chipre
.: Conheça o programa e os locais da visita
“Que o Espírito Santo dirija e consolide esta grande iniciativa eclesial, que pretende restaurar a comunhão plena e visível entre as Igrejas do Oriente e Ocidente, uma comunhão que deve ser vivida na fidelidade ao Evangelho e à tradição apostólica, apreciando as legítimas tradições do Oriente e do Ocidente, e aberta à diversidade de dons com que o Espírito edifica a Igreja na unidade, santidade e paz”.
O Santo Padre também expressou que une-se em oração para que os habitantes do Chipre busquem soluções justas para os problemas existente e contruam uma sociedade baseada no respeito dos direitos dos outros para as futuras gerações.
Da mesma forma, disse que não é possível permanecer indiferente à necessidade de apoiar os cristãos do oriente Médio.
“As comunidades cristãs do Chipre podem encontrar um campo muito frutífero para a cooperação ecumênica na oração e no trabalho conjunto para a paz, a reconciliação e a estabilidade na terra abençoada pela presença terrena do Príncipe da paz”, finalizou.
Saiba mais sobre o Chipre
A capital do país é Nicósia. A população é de 794 mil habitantes, dos quais 25 mil são católicos (3,15% do total). Há uma circunscrição eclesiástica e 13 paróquias e um centro pastoral. Os bispos são 2, há 30 sacerdotes, 60 religiosos e um seminarista maior.
No total, 6.347 alunos frequentam os 22 centros de educação católicos (escolas maternais, primárias e secundárias). No que diz respeito a centros caritativos e sociais de propriedade da Igreja ou que são dirigidos por eclesiásticos ou religiosos, há dois hospitais, três ambulatórios, um asilo para anciãos, inválidos e deficientes e seis orfanatos e creches.
Assista série de reportagens especiais sobre Chipre
.: Bento XVI é o primeiro Papa a visitar Chipre
.: Pafos, depois de Paulo, recebe Bento XVI
.: Larnaca, cidade onde está a Igreja do amigo de Jesus
.: Salamina, a primeira missão de Paulo na ilha
.: Chipre, a próxima visita de Bento XVI