Ecumenismo

Igrejas devem restaurar comunhão plena e visível, indica Papa

Bento XVI visitou o Arcebispado ortodoxo do Chipre em Nicósia, capital do país, para uma visita de cortesia ao Arcebispo de Nova Justiniana e de todo o Chipre, Sua Beatitude Chrysostomos II na manhã deste sábado, 5.Citando os trabalhos de diálogo teológico bilateral com base na clareza e transparência, o Papa afirmou.

Acesse

“Que o Espírito Santo dirija e consolide esta grande iniciativa eclesial, que pretende restaurar a comunhão plena e visível entre as Igrejas do Oriente e Ocidente, uma comunhão que deve ser vivida na fidelidade ao Evangelho e à tradição apostólica, apreciando as legítimas tradições do Oriente e do Ocidente, e aberta à diversidade de dons com que o Espírito edifica a Igreja na unidade, santidade e paz”.

O Santo Padre também expressou que une-se em oração para que os habitantes do Chipre busquem soluções justas para os problemas existente e contruam uma sociedade baseada no respeito dos direitos dos outros para as futuras gerações.

Da mesma forma, disse que não é possível permanecer indiferente à necessidade de apoiar os cristãos do oriente Médio.

“As comunidades cristãs do Chipre podem encontrar um campo muito frutífero para a cooperação ecumênica na oração e no trabalho conjunto para a paz, a reconciliação e a estabilidade na terra abençoada pela presença terrena do Príncipe da paz”, finalizou.

Saiba mais sobre o Chipre

A capital do país é Nicósia. A população é de 794 mil habitantes, dos quais 25 mil são católicos (3,15% do total). Há uma circunscrição eclesiástica e 13 paróquias e um centro pastoral. Os bispos são 2, há 30 sacerdotes, 60 religiosos e um seminarista maior.

No total, 6.347 alunos frequentam os 22 centros de educação católicos (escolas maternais, primárias e secundárias). No que diz respeito a centros caritativos e sociais de propriedade da Igreja ou que são dirigidos por eclesiásticos ou religiosos, há dois hospitais, três ambulatórios, um asilo para anciãos, inválidos e deficientes e seis orfanatos e creches.

Assista série de reportagens especiais sobre Chipre
.: Bento XVI é o primeiro Papa a visitar Chipre
.: Pafos, depois de Paulo, recebe Bento XVI
.: Larnaca, cidade onde está a Igreja do amigo de Jesus
.: Salamina, a primeira missão de Paulo na ilha
.: Chipre, a próxima visita de Bento XVI

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo