JUBILEU 2025

Santa Sé confirma data de abertura da Porta Santa em prisão

Dom Rino Fisichella detalhou que o Papa Francisco visitará a Penitenciária de Rebibbia em 26 de dezembro para realizar a cerimônia de abertura

Da Redação, com Vatican News

Papa Francisco em meio a fiéis presentes na celebração da Quinta-feira Santa de 2015 na Penitenciária de Rebibbia / Foto: ABACA via Reuters Connect

A Santa Sé confirmou a data em que o Papa Francisco abrirá uma Porta Santa em uma penitenciária de Roma. No dia 26 de dezembro, o Pontífice visitará a Penitenciária de Rebibbia para realizar o gesto carregado de misericórdia e esperança.

Os detalhes foram anunciados pelo responsável da organização do Jubileu e pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, Dom Rino Fisichella, durante uma conferência na Sala de Imprensa do Vaticano realizada nesta segunda-feira, 28, sobre os eventos do Jubileu.

O Santo Padre já havia manifestado, na Bula de Proclamação do Ano Santo Spes non confundit, que realizaria a abertura de uma Porta Santa em uma prisão. “Para oferecer aos presos um sinal concreto de proximidade, eu mesmo desejo abrir uma Porta Santa numa prisão, para que seja para eles um símbolo que os convida a olhar o futuro com esperança e renovado compromisso de vida”, expressa Francisco no texto.

Essa será a 15ª vez que o Papa visitará uma penitenciária. Ele já esteve por duas vezes em Rebibbia, ambas para celebrar a Quinta-feira Santa e lavar os pés dos prisioneiros. A primeira foi em 2015, e a última, neste ano, quando foi ao encontro das presas da ala feminina.

No documento, pede ainda condições dignas para todos aqueles que são “privados de liberdade” e que “experimentam todos os dias, além da dureza da reclusão, o vazio afetivo, as restrições impostas e, em não poucos casos, a falta de respeito”.

Cuidados com os presos

Durante a coletiva, Dom Rino enfatizou a preocupação do Pontífice com a situação daqueles que estão enfrentando a dureza da prisão e pediu sinais tangíveis de esperança. Nesse sentido, afirmou, “haverá iniciativas concretas a serem implementadas em cooperação com o governo italiano, formas de anistia e caminhos de reintegração no trabalho para ajudar os prisioneiros a recuperar sua autoconfiança”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo