Acordo entre Fábrica de São Pedro e Homo Viator organiza acolhida e acompanhamento daqueles que chegam para visitar Basílica de São Pedro
Da Redação, com Vatican News
Com a aproximação do início do Jubileu 2025, segue a preparação de Roma para acolher os peregrinos que visitarão a cidade ao longo do próximo ano. Uma das iniciativas é o serviço de voluntariado permanente Romea Strata, cujo objetivo é a acolhida e o acompanhamento dos viajantes ao longo do percurso até a Basílica de São Pedro.
O serviço é fruto de um acordo entre a Fábrica de São Pedro e a Homo Viator – Fundação São Teobaldo da Diocese de Vicenza. Além do percurso reservado na Praça de São Pedro para evitar as filas de turistas na Missa diária do Peregrino, a digitalização e sistematização da coleta de seus dados de chegada estão disponíveis para todos os viajantes. De manhã e à tarde, os voluntários, já treinados, acolhem os peregrinos que chegam a pé, de bicicleta e até mesmo a cavalo dentro do local instalado na praça na “passagem oranti”.
O arcipreste da Basílica de São Pedro e presidente da Fábrica de São Pedro, Cardeal Mauro Gambetti, expressou sua alegria pelo acordo. “Esta atenção e proximidade permitem que os peregrinos sintam-se mais acolhidos e bem-vindos neste lugar único e querido por todos os fiéis do mundo. Dessa forma, é possível favorecer a meditação, o momento de interioridade que se cria durante o silêncio do longo caminho da fé”, afirmou.
“O acordo com a Fábrica de São Pedro é uma fonte de grande satisfação”, pontuou o padre Raimondo Simbaldi, da Fundação Homo Viator – São Teobaldo. “Somos o único caminho que conseguiu organizar um serviço voluntário estável para os peregrinos à meta. A nossa missão é tornar a chegada a Roma um momento de grande significado espiritual”, concluiu.