Especial

Padre Wagner: Jubileu das Comunicações motiva missão da Canção Nova

Presidente da Canção Nova recorda início da missão da comunidade a partir da Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi (1975), de São Paulo VI 

Julia Beck
Da redação

A Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi (1975), de autoria do Papa Paulo VI, é um marco na reflexão da Igreja sobre a evangelização no mundo contemporâneo. Neste Ano Santo, completará 50 anos de publicação. 

O documento assinala que comunicar o Evangelho não é apenas transmitir conteúdos, mas testemunhar a fé com a vida. Outra vertente do texto de Paulo VI é a importância dos meios de comunicação para a evangelização e transformação da realidade.

Leia também
.: Entenda o vínculo entre a Igreja Católica e o mundo das comunicações
.: Documentos da Igreja sobre comunicação revelam clarividência dos Papas

A Comunidade Canção Nova e seu fundador, padre Jonas Abib,  têm uma estreita relação com a Evangelii Nuntiandi. O missionário e presidente da comunidade, padre Wagner Ferreira, afirma que o documento faz parte da história da Canção Nova. Dom Afonso de Miranda, que foi bispo da Diocese de Lorena de 1971 a 1977, foi o responsável por entregar o texto ao padre Jonas juntamente com um pedido: que ele cuidasse da formação dos jovens da diocese. Essa formação ficou conhecida como catecumenato.

Padre Wagner Ferreira / Foto: Bruno Marques

“Foram anos intensos de formação dos jovens à luz da Evangelii Nuntiandi. E isso acabou tendo como consequência maravilhosa a fundação da comunidade Canção Nova no final de 1977, por ocasião da festa de Cristo Rei”, recorda.

Referência até os dias atuais

Padre Wagner revela que o documento do Papa Paulo VI segue sendo referência para toda a Canção Nova em sua missão evangelizadora. Após a fundação da comunidade, o sacerdote lembra que padre Jonas e os membros da Canção Nova começaram a compreender que Deus também queria a Canção Nova evangelizando pelos meios de comunicação.

O número 45 da exortação deu um novo impulso para a ação evangelizadora da Canção Nova, conta o presidente da comunidade. No trecho, Paulo VI indica que “no nosso século tão marcado pelos ‘mass media’ ou meios de comunicação social, o primeiro anúncio, a catequese ou o aprofundamento ulterior da fé, não podem deixar de se servir destes meios”.

Jubileu do Mundo das Comunicações  

O Jubileu do Mundo das Comunicações (que acontece de 24 a 26 de janeiro) é um jubileu propício para que nós, Canção Nova, bendigamos a Deus por todos esses anos de uma dedicação fiel à evangelização através dos meios de comunicação”, destaca padre Wagner.

“O Jubileu do Mundo das Comunicações é um jubileu propício para que nós, Canção Nova, bendigamos a Deus por todos esses anos de uma dedicação fiel à evangelização através dos meios de comunicação”

O presbítero sublinha que foi Deus que concedeu à Canção Nova esta missão preferencial, mas não exclusiva, de evangelizar pelos meios de comunicação. “Quantas e quantas pessoas continuam sendo beneficiadas e alcançadas pela Boa Nova de Cristo através desse lindo trabalho, desta linda dedicação da Canção Nova em relação à evangelização, através dos meios de comunicação”.

Depois, o Jubileu do Mundo das Comunicações é considerado pelo presidente da comunidade como uma oportunidade para que a Canção Nova assuma, com mais empenho, a comunicação da esperança em Cristo. Segundo ele, o evento motiva a comunidade a se organizar cada vez mais para promover uma mensagem mais atrativa, seja nas redes sociais, site, rádio ou televisão.

“O Jubileu de 2025 é o Jubileu da esperança”, recorda padre Wagner. A partir disso, ele salienta a necessidade de que todos compreendam que só há esperança em Jesus. “E é por isso que a Canção Nova precisa comunicar essa esperança, comunicando Cristo Jesus, o seu Evangelho, a Boa Nova da Salvação, com entusiasmo, com alegria, com paresia”, diz.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo