Missas já aconteceram em algumas arquidioceses e dioceses; saiba quais já realizaram a celebração e quais ainda viverão a abertura
Da redação
Arquidioceses, dioceses e santuários do Brasil e do mundo realizam neste domingo, 29, a abertura oficial do Jubileu 2025. No Brasil, mais especificamente a Diocese de Lorena (SP) – onde a Canção Nova está inserida – terá uma peregrinação às 15h. Na sequência, Dom Joaquim Wladimir Lopes preside a Santa Missa na praça da Catedral em Lorena.
Na Arquidiocese de Montes Claros (MG), a abertura acontece também no período da tarde, após uma procissão com a imagem do Senhor do Bonfim de Bocaiúva. Ela partirá da Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia com destino à Catedral Metropolitana, para a Santa Missa com Dom José Carlos.
Após a vivência de um tríduo em preparação para a abertura do Ano Jubilar na Arquidiocese de Brasília (DF), a celebração deste domingo será iniciada às 15h30, com uma concentração no Teatro Nacional. Às 16h será a Santa Missa Campal, presidida pelo Cardeal Paulo Cezar Costa, que será acompanhada por uma peregrinação até a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.
Na Arquidiocese de São Paulo (SP), a abertura será a partir das 15h, com concentração na histórica Igreja São Francisco de Assis, no Largo São Francisco, seguida de uma peregrinação (procissão) até a Catedral da Sé, onde o Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo Metropolitano de São Paulo, presidirá a Missa solene.
Aberturas já realizadas
A celebração da Catedral Metropolitana da Arquidiocese de Natal (RN) aconteceu nesta manhã e foi presidida pelo arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso. Quatro caminhadas aconteceram simultaneamente na região central da capital.
Cardeal Sérgio da Rocha – arcebispo de São Salvador da Bahia – presidiu a celebração solene na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador. A Santa Missa foi após a procissão que teve como ponto de partida o Santuário Nossa Senhora da Piedade.
No Rio de Janeiro (RJ), a celebração foi às 10h, após uma concentração em frente ao Convento de Santo Antônio, no Largo da Carioca – no centro, e peregrinação até a Catedral Metropolitana. Quem a celebração foi o arcebispo local, Cardeal Tempesta.
Na Arquidiocese de Fortaleza (CE) a caminhada do Santuário Sagrado Coração de Jesus até a Catedral Metropolitana aconteceu cedo, às 7h30. A Missa Solene, presidida pelo arcebispo, Dom Gregório Paixão, foi às 9h.
Porta Santa da Basílica de Latrão
Na manhã deste domingo, também foi realizada a abertura da Porta Santa da Basílica de São João de Latrão, em Roma. O vigário geral do Papa para a Diocese de Roma e arcipreste da Basílica de São João de Latrão, Cardeal Baldo Reina, foi quem presidiu a celebração e o ato que marca o início do Ano jubilar em todas as dioceses do mundo.