JUVENTUDE E A IGREJA

Movimento Escoteiro celebra início do Jubileu dos Jovens

Iniciativa visa ampliar visibilidade das atividades voltadas aos jovens, que culminarão com uma missa em Roma celebrada pelo Papa no domingo, 3, em Roma

Da redação, com Escoteiros do Brasil

Movimento Escoteiro também celebrará o Jubileu dos Jovens / Foto: Reprodução Instagram

A partir dessa semana, dias 28 de julho e 3 de agosto de 2025, será realizado em Roma o Jubileu dos Jovens convocado pelo Papa Francisco. O evento surgiu a partir da convocatória do Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), ainda em 2023, visando fortalecer a Igreja e uma nova geração de líderes jovens nas comunidades católicas. Em suas palavras: “Este Jubileu tem o potencial de renovar o fervor e a esperança entre os jovens católicos, proporcionando um espaço para o diálogo, o compartilhamento de ideias e o fortalecimento da sua vivência da fé”.

Os Escoteiros do Brasil realizarão uma série de atividades descentralizadas para que os jovens católicos estejam em congregação. A iniciativa busca também fortalecer os laços históricos entre o Movimento Escoteiro e a Santa Igreja Católica, contando com o apoio da emissora para ampliar a visibilidade das
atividades do Jubileu dos Jovens junto à comunidade católica. Para contribuir com a cobertura, porta-vozes dos Escoteiros do Brasil estão disponíveis para entrevistas, que podem ser realizadas presencialmente, por telefone ou videoconferência, conforme a preferência da redação.

Eis algumas atividades programadas pelos Escoteiros:

Cartão do Peregrino Escoteiro: inspirado no “passaporte” jubilar, pode incluir espaços para registrar ações, peregrinações, boas obras e orações realizadas ao longo do ano.

Trilhas da Palavra: momentos de leitura orante (Lectio Divina) com jovens durante acampamentos, explorando temas como fé, esperança, perdão, vocação e serviço.

Missão Escoteira Jubilar: trata-se um dia de serviço comunitário realizado simultaneamente por grupos escoteiros católicos de todo o Brasil por meio de reformas em espaços comunitários, visitas a lares de idosos e ações ecológicas.

Mural Virtual da Esperança: uma plataforma simples para os grupos postarem fotos, vídeos e relatos das ações jubilares realizadas ao longo do ano.

Os Escoteiros

Desde sua origem, o Escotismo reconhece a importância da dimensão espiritual na formação integral dos jovens, compartilhando valores como caridade, fraternidade e esperança. Os Escoteiros do Brasil já realizaram diversas ações ao longo da sua trajetória, com destaque à Celebração do Centenário da instituição — realizado no Rio de Janeiro, em novembro de 2023 — que incluiu uma missa ao pé do Cristo Redentor, belamente adornado com uma projeção comemorativa, seguida por um café da manhã fraterno.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo