A Praça de São Pedro foi o altar da missa de boas-vindas aos participantes do Jubileu do Jovens em Roma. A celebração foi presidida pelo pró-prefeito do Dicastério para Evangelização, responsável pelas atividades do Ano Santo, Dom Rino Fisichella. Hoje, terminou o Jubileu dos Missionários Digitais e Influencers Católicos. Foram dois dias de programação variada.
Reportagem de Danúbia Gleisser e Daniele Santos
Eles eram muitos missionários digitais e influencers católicos que desde esta segunda-feira viveram seu jubileu em Roma. A passagem pela Porta Santa era só um dos motivos de celebração. A Santa Missa foi presidida pelo cardeal Luís Antônio Tagle, que fez uma boa provocação. “Que através de vocês possa a pessoa de Jesus influenciar muitas pessoas, espaços humanos e digitais com a verdade Deus”, iniciou ele.
A Santa Missa termina com uma surpresa. Papa XIV aparece para saudar os participantes do jubileu e não perde a chance de orientá-los a serem agentes de comunhão, capazes de quebrar a lógica da divisão e da polarização, do individualismo e do egocentrismo. “Coloquem Cristo no centro para vencer a lógica do mundo, das fake news e da frivolidade com a beleza e a luz da verdade completa.”
Nos jardins do Vaticano, os participantes fizeram a consagração mariana da missão digital, colocando os projetos de serem influencers de Deus nas mãos de Maria. À noite, na Praça Ressurgimento, o Festival dos Influencers Católicos encheu a noite de música e testemunhos.
“Não é um jubileu, é o primeiro jubileu. Nunca houve nada assim na história da Igreja. Então, pra gente participar disso, é Deus me convidando a fazer parte da história da igreja dele”, disse o influenciador da página Santa Carona,Guilherme Cadoiss.
Mesas redondas, momentos de oração, palestras, debates e trocas de experiências também fizeram parte do evento. “No momento do painel. Então, eu pude falar um pouquinho sobre o número 17 do documento pós sinodal, que fala, dentre muitas coisas, fala sobre a evangelização no ambiente digital. E eu falei ali em nome do Brasil, digamos, o único representante de língua portuguesa também em nome da Canção Nova, partilhando sobre esse documento e partilhando sobre a minha experiência de evangelização pelas redes sociais”, concluiu o missionário da Comunidade Canção Nova, padre Adriano Zandoná.
Os missionários digitais e influencers católicos viveram também a liturgia penitencial, seguida da adoração eucarística na Basílica de São Pedro. A animação foi do cantor e compositor cristão canadense Matt Maher.