Responsável pela organização do Ano Santo, Dom Rino Fisichella, e prefeito da capital romana, Sergio Gualtieri, comentaram expectativas e legado do evento
Da Redação, com Vatican News

Peregrinos participam da vigília de oração durante o Jubileu dos Jovens / Foto: Joyce Mesquita
O número de peregrinos que participaram do Jubileu 2025 pode chegar a 30 milhões de pessoas. A estimativa foi anunciada pelo comissário de polícia de Roma, Roberto Massucci, à margem de um evento na Universidade Lumsa dedicado ao Ano Santo.
Faltam pouco mais de três meses para o encerramento do Jubileu, mas ainda há muitas oportunidades para peregrinar em Roma. Da tribuna dos oradores, o pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização e responsável pela organização do Ano Santo, Dom Rino Fisichella, comentou os preparativos para o Jubileu da Espiritualidade Mariana, que acontecerá nos dias 11 e 12 de outubro.
“O Papa quis que a vigília dedicada ao Jubileu da Espiritualidade Mariana, onde a imagem de Nossa Senhora de Fátima estará excepcionalmente presente, fosse dedicada a uma intensa oração pela paz“, explicou o arcebispo. Ele também enfatizou que é esperada “uma grande participação justamente para que o grito de paz que o Papa deseja transmitir chegue onde precisa chegar”.
Segundo Dom Fisichella, o Ano Santo também está se revelando um evento espiritual que atrai milhões de pessoas a Roma. Seu ápice foi provavelmente o Jubileu da Juventude, que contou com a chegada de um milhão de jovens de diversas culturas e tradições. “Jovens que olham para o futuro com acolhida e encorajamento”, definiu o pró-prefeito.
Avanços para Roma
Também presente no evento, o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, assinalou que o Jubileu está contribuindo para a transformação da cidade não apenas pelas obras de infraestrutura realizadas, mas também porque conseguiu falar ao coração da cidade, influenciando-a positivamente. “A Itália se destaca quando se trata de acolher as pessoas com segurança”, afirmou.
Gualtieri enfatizou o “legado positivo” que o Ano Santo deixará, sublinhando ainda que esse evento ajudou a exibir a beleza da cidade. “Em um mundo de guerras, mensagens e palavras de ódio, o sentimento de paz e inclusão que o Jubileu trouxe, especialmente entre os jovens, acredito que seja uma bela mensagem de esperança que Roma envia ao mundo inteiro”, complementou.
Próximo evento
Entre os próximos eventos jubilares, o Jubileu dos Catequistas tem início nesta sexta-feira, 26. São esperados mais de 20 mil peregrinos de 115 países do mundo todo, com inúmeras delegações da Itália, Espanha, Portugal, França, Polônia, Ucrânia, Estados Unidos, Argentina, Brasil, Paraguai, México, Peru, Colômbia, Filipinas, Índia e Austrália.