Dom Valdir José de Castro, presidente da Comissão da CNBB para a Comunicação Social, participou do Jubileu das Comunicações, em Roma
Thiago Coutinho
Com colaboração de Danubia Gleisser
Um evento muito bonito, que reuniu comunicadores do mundo todo. Palavras do presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Valdir José de Castro. Ele participou, no fim de semana, do Jubileu do Mundo das Comunicações, o primeiro grande evento do ano jubilar.
“Estamos em Roma desde o dia 24, tivemos a celebração penitencial dentro da Basílica de São João de Latrão, em seguida a missa de abertura [do Jubileu] e uma audiência com o Papa. Foi um evento importante pelo simples fato de os comunicadores estarem juntos”, salientou o bispo.
Dom Valdir também ressaltou a importância deste Jubileu das Comunicação ser celebrado junto ao Domingo da Palavra. O sacerdote reforça o caráter multidimensional que engloba a Palavra e sua importância no universo eclesiástico. “Comunicação é palavra, é movimento, é música, é tudo. E a Palavra de Deus é a comunicação para conosco. Coincide muito bem a celebração do Domingo da Palavra com o Jubileu da Comunicação”, afirmou.
Crise de esperança
Dom Valdir observa que o mundo vem sofrendo de uma grave crise de esperança, e este é o momento oportuno para que a Igreja reforce a chegada da Palavra a cada lar, a cada família que se sente acuada com as atribulações diárias. “O mundo está marcado por uma certa crise de esperança. E sabemos que nossa esperança é em Jesus, especialmente neste tempo marcado por guerras, polarizações e inimizades”, frisou.
Em sua mensagem para o 59º Dia Mundial das Comunicações, o Papa Francisco salientou a importância de se comunicar por meio da esperança. “Todos estamos esperando esse mundo melhor. Vamos evangelizar para tornar o mundo melhor. Jesus é o comunicador perfeito”, finalizou o bispo.