Primeiro Jubileu será o do Mundo das Comunicações, entre 24 e 26 de janeiro; um dos eventos mais aguardados é o Jubileu dos Jovens no fim de julho
Da Redação, com Jubileu 2025
A menos de 40 dias para a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, a expectativa pelo início do Jubileu 2025 é cada vez maior. Com o tema “Peregrinos de Esperança”, o Ano Santo contará com um calendário repleto de eventos em Roma, além do incentivo às dioceses de todo mundo em promover momentos de espiritualidade.
Após a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro em 24 de dezembro, o Papa Francisco visitará a penitenciária de Rebibbia, onde também terá uma Porta Santa, no dia 26, para abri-la. Haverá também a cerimônia na Brasília de São João de Latrão, em 29 de dezembro; na Basílica de Santa Maria Maior, em 1º de janeiro de 2025; e na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, em 5 de janeiro.
Leia mais
.: Conheça curiosidades sobre a abertura da Porta Santa no Jubileu
.: Santa Sé confirma data de abertura da Porta Santa em prisão
Em meio a diversas atrações turísticas e culturais, o calendário do Ano Santo será marcado por diversos Jubileus, relacionados a temas específicos. Para participar dos grandes eventos, é preciso estar atento aos prazos de inscrição e a possíveis cotas de solidariedade.
O primeiro Jubileu, do Mundo das Comunicações, acontecerá entre 24 e 26 de janeiro. A programação inclui um encontro com o Papa Francisco na Sala Paulo VI, no sábado, 25, e a Santa Missa presidida pelo Pontífice na Basílica de São Pedro, no domingo, 26. O prazo de inscrição neste caso, por exemplo, vai até 24 de novembro deste ano, e não há cota de solidariedade.
Outros Jubileus do primeiro semestre
Em fevereiro, o destaque vai para o Jubileu das Forças Armadas, Polícia e Segurança, marcado para 8 e 9 de fevereiro. Também acontecerá, durante o mês, o Jubileu dos Artistas entre os dias 15 e 18, e o Jubileu dos Diáconos, entre os dias 21 e 23. Este último, por sua vez, tem uma cota de solidariedade de 20 euros.
De 8 a 9 de março, acontecerá o Jubileu do Mundo do Voluntariado, e entre os dias 28 e 30, o Jubileu dos Missionários da Misericórdia. Em abril, haverá o Jubileu dos Enfermos e o Mundo da Saúde, entre os dias 5 e 6; o Jubileu dos Adolescentes, entre os dias 25 e 27; e o Jubileu das Pessoas com Deficiência, entre os dias 28 e 29.
No mês de maio, ênfase para o Jubileu das Famílias, das Crianças, dos Avós e dos Idosos, a ser realizado entre o dia 30 do mês e o dia 1º de junho. Também acontecerá em maio o Jubileu dos Trabalhadores, do dia 1º ao dia 4; o Jubileu dos Empresários, entre os dias 4 e 5; o Jubileu das Bandas Musicais, entre os dias 10 e 11; o Jubileu das Igrejas Orientais, de 12 a 14; e o Jubileu das Irmandades, entre os dias 16 e 18.
Em junho, diversos eventos estão previstos também. O mês começa com o Jubileu dos Movimentos, Associações e Novas Comunidades, entre os dias 7 e 8. No dia 9 acontecerá o Jubileu da Santa Sé, e de 14 a 15, o Jubileu do Desporto. Entre os dias 20 e 22, haverá o Jubileu dos Governantes. Por fim, terá a sequência de Jubileus dos Seminaristas, em 23 e 24 de junho, dos Bispos, no dia 25, e dos Sacerdotes, entre os dias 25 e 27.
Expectativa pelo Jubileu dos Jovens
No mês de julho terá início um dos momentos mais aguardados do Ano Santo. Começando no dia 28, o Jubileu dos Jovens se estenderá até o dia 3 de agosto e contará com diversas atividades e eventos. Há a expectativa de que a cerimônia de canonização do Beato Carlo Acutis, com data ainda indefinida, seja realizada durante estes dias.
Leia mais
.: Papa reconhece milagre atribuído ao Beato Carlo Acutis
.: ‘Deus escreveu uma nova história e nos salvou’, diz mãe de Carlo Acutis
Segundo o calendário oficial, no dia 7 de setembro, acontecerão algumas canonizações, e entre os dias 12 e 13, será celebrado o aniversário de 1700 anos do Concílio de Niceia. Além disso, durante o mês acontecerá o Jubileu da Consolação, no dia 15; o Jubileu dos Operadores de Justiça, no dia 20; e o Jubileu dos Catequistas, entre os dias 26 e 28.
Em outubro acontecerão o Jubileu do Mundo Missionário e o Jubileu dos Migrantes, nos dias 4 e 5; o Jubileu da Vida Consagrada, entre 8 e 9; o Jubileu da Espiritualidade Mariana, entre os dias 11 e 12; e o Jubileu do Mundo Educativo, com início no dia 31 e encerramento em 2 de novembro.
O penúltimo mês do ano contará com o Jubileu dos Pobres, no dia 16 de novembro (coincidindo com o Dia Mundial dos Pobres), e o Jubileu dos Coros, nos dias 22 e 23. O último Jubileu do Ano Santo será o dos Reclusos, previsto para 14 de dezembro. O Jubileu 2025 chegará ao fim em 6 de janeiro de 2026, com o fechamento da Porta Santa da Basílica de São Pedro. Para conferir mais detalhes da programação, clique aqui.