Catedral de Roma é a segunda das quatro basílicas papais a ter o rito de fechamento da Porta Santa, caminhando para o encerramento do ano jubilar
Da Redação, com Vatican News

Cardeal Reina fecha a Porta Santa da Basílica de São João de Latrão, uma das quatro basílicas papais / Foto: Reprodução Vatican News
A Porta Santa da Basílica de São João de Latrão, Catedral de Roma e “Mãe de todas as Igrejas”, foi solenemente fechada na manhã deste sábado, 27. O rito marcou mais uma etapa conclusiva do Jubileu 2025 e recorda que, embora a Porta se feche, permanece sempre aberto para todos os povos o caminho da misericórdia de Deus.
O vigário do Papa para a diocese de Roma e arcipreste da Basílica, Cardeal Baldassare Reina, presidiu a celebração e convidou os fiéis a elevarem a Deus um hino de ação de graças pelos sinais do seu amor. Em silêncio, subiu os degraus, ajoelhou-se na soleira da Porta Santa em oração e, em seguida, fechou o grande batente.
Durante a Missa, celebrada na memória litúrgica do apóstolo e evangelista João, Reina exortou os fiéis a levarem o Senhor às ruas de Roma, uma cidade em que muitos perderam a esperança. Não se pode professar a fé cristã, advertiu, sem assumir o peso da ausência que marca a vida de tantos: ausência de fraternidade, de justiça, de solidariedade entre centro e periferias, de atenção às misérias econômicas e existenciais, de paz em um mundo dominado pela lógica do mais forte. Uma ausência que torna Deus mudo e pesa sobre os corações.
O cardeal destacou ainda a carência de visão e de verdade em um tempo marcado por julgamentos superficiais, informações desconectadas da busca sincera pela verdade e pela fragilidade dos vínculos familiares e sociais. Diante desse cenário, convidou todos a vencerem a inércia e a transfigurarem a cidade, tornando-se ministros da misericórdia, capazes de testemunhar proximidade e esperança nos lugares sociais e existenciais.
Próximos ritos
A Basílica de São João de Latrão foi a segunda das quatro basílicas papais a ter a Porta Santa fechada, caminhando para a conclusão do Jubileu 2025. A primeira foi a de Santa Maria Maior, no último dia 25, solenidade do Natal.
Neste domingo, 28, será fechada a Porta Santa da Basílica de São Paulo Fora dos Muros, com rito presidido pelo arcipreste, Cardeal James Michael Harvey. A última Porta Santa a ser fechada será a da Basílica de São Pedro, com o Papa Leão XIV no dia 6 de janeiro, festa da Epifania do Senhor.




