Departamento vaticano para a Evangelização divulgou os dados referentes a essas primeiras duas semanas de Jubileu
Da Redação, com Vatican News
Mais de meio milhão de pessoas de várias partes do mundo passaram pela Porta Santa da Basílica de São Pedro em duas semanas de Jubileu. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 7, em um comunicado do dicastério para a Evangelização. O número exato de peregrinos fechou em 545 mil e 532.
“Este é um começo muito significativo, com uma grande participação das pessoas”, disse o pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, Dom Rino Fisichella, responsável pela organização do Jubileu. “Os grupos que lotam a Via della Conciliazione estão dando um testemunho importante, e isso é também um sinal da grande percepção de segurança e proteção que os peregrinos experimentam na cidade de Roma e nas proximidades das quatro Basílicas Papais”, acrescentou.
O comunicado reforça ainda a estreita colaboração da Santa Sé e do Dicastério com as forças de segurança italianas e do Vaticano. Espera-se um aumento constante na afluência de peregrinos e que as dificuldades iniciais na gestão dos fluxos sejam avaliadas. “O Dicastério trabalha incansavelmente para garantir que os peregrinos sejam acolhidos e tenham uma experiência que corresponda às suas expectativas”, comentou Dom Rino.
A passagem pela Porta Santa
No percurso, uma cruz de madeira abre a procissão de pequenos ou grandes grupos. As pessoas são conduzidas por um “corredor” criado especificamente na Via della Conciliazione e depois para outro semelhante instalado na Praça São Pedro. Ambos controlados por jovens voluntários, usando blusão verde claro, alinhados no percurso que leva à Porta Santa da Basílica Vaticana.
Para fazer a peregrinação às Portas Santas, dadas as longas filas de fiéis, é necessário reservar com antecedência no site do Jubileu, iubilaeum2025.va. Desde o dia 5 de janeiro, todas as quatro Basílicas Papais Romanas já estão com suas Portas Santas abertas: São Pedro, São João Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Fora dos Muros.
Fiéis de todo o mundo se preparam para ir a Roma nos próximos meses. O primeiro grande evento do Ano Santo será o Jubileu do mundo da Comunicação, de 24 a 26 de janeiro. Para a ocasião, são esperados em Roma milhares de jornalistas, especialistas e trabalhadores da comunicação de todo o mundo.
Leia também
.: Papa abre Porta Santa em presídio: “manter-se firme na esperança”
Reportagem do vídeo acima de Adilson Sabará com imagens do Vatican News