JUBILEU 2025

Arquidiocese de Seul envia mais de 1000 jovens para o Jubileu em Roma

O evento prepara os 1078 jovens católicos coreanos que viajarão a Roma para participar do Jubileu da Juventude, que será realizado entre julho e agosto

Da redação, com Vatican News

Jovens reunidos durante a iniciativa Projeto 1004 em Roma / Foto: Arquidiocese de Seul

No sábado, 19 de julho, a Arquidiocese de Seul organizou um evento de despedida para mais de 1 mil jovens católicos que viajarão para a Itália para participar do Jubileu da Juventude, que será realizado em Roma de 28 de julho a 3 de agosto.

De acordo com um comunicado de imprensa no site da Arquidiocese, o evento ocorreu na sala de aula magna da Escola Secundária Dongsung, na capital sul-coreana, e contou com momentos de celebração e confraternização entre os participantes, seguidos de uma missa. A liturgia foi presidida por Dom Paul Kyung-sang Lee, Bispo Auxiliar de Seul e coordenador geral do Comitê Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude de Seul, que acontecerá em 2027.

De 28 de julho a 3 de agosto, 1.078 jovens peregrinos coreanos viajarão em 18 subgrupos por Assis, Milão e Turim, antes de se reunirem em Roma para os principais eventos do Jubileu e para atravessar as Portas Santas das Basílicas Papais. Os itinerários incluirão paradas em importantes locais do patrimônio católico em toda a Itália para oração, formação e eventos sociais.

O evento de despedida

O evento de despedida, em 19 de julho, começou às 18h30 com cânticos em grupo, gestos de apoio e outras atividades destinadas a “construir a unidade e preparar os corações para a jornada que temos pela frente”, afirmou o comunicado da Arquidiocese. Os jovens católicos também aprenderam frases básicas em italiano para ajudá-los a navegar ao longo da jornada.

Às 19h30, o Bispo Lee deu início à missa, juntamente com mais de 60 padres concelebrantes. Em sua homilia, ele refletiu sobre o Evangelho de Lucas, que narra a visita de Jesus à casa de Marta e Maria. O Bispo Lee exortou os jovens peregrinos a “lembrarem que o verdadeiro propósito desta peregrinação é encontrar o amor do Senhor, que vem para nos servir”.

Durante a missa, os jovens católicos também fizeram o compromisso solene de amar uns aos outros, de se esforçarem ao máximo e de serem testemunhas de esperança ao longo da jornada.

“Projeto 1004”

Esta iniciativa de peregrinação chama-se “Projeto 1004”, derivado da palavra coreana “cheon-sa”, que significa “anjo” e o número 1004. O objetivo é preparar espiritualmente os jovens para o Jubileu, mas também formar futuros líderes para a JMJ em Seul.

No dia 31 de julho, às 10h, todos os peregrinos se reunirão na Basílica de São Crisógono, em Roma, para uma missa celebrada pelo Cardeal Andrew Yeom Soo-jung, Arcebispo Emérito de Seul e cardeal titular desta Basílica. A homilia será proferida por Dom Paul Kyung-sang Lee.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo