Austrália

Papa se dirige à Residência Episcopal, em Sidney

O Papa Bento XVI deixou nesta quarta-feira, às 18h, horário local (5h, horário de Brasília), o Centro de Estudos do Opus Dei, em Kenthurst, e se dirigiu, de automóvel, para a Residência Episcopal da Catedral de Sidney, a 54 quilômetros de distância do local onde estava.

Nesta manhã, Bento XVI celebrou Missa na Capela da residência que o hospedou nos primeiros dias da sua Viagem Apostólica. Depois, abençoou a pedra fundamental do novo edifício do Centro de Kenthurst, destinada à formação da juventude.

Ao se despedir dos presentes, um grupo de dez jovens que trabalham no zoológico de Sidney, mostraram pequenos animais típicos daquele país, como um canguru, um coala, uma serpente, um papagaio e um crocodilo. Como lembrança, deram ao Papa um coala de pelúcia. Estavam presentes os Cardeais Tarcisio Bertone e George Pell, além do seu secretário pessoal, George Gaenswein, e o organizador das viagens papais, Alberto Gasbarri.

Sidney

Enfim, após se despedidir e agradecer aos funcionários e membros do Opus, o Papa se transferiu à residência episcopal de Sidney, onde permanecerá até o final da sua Viagem Apostólica à Austrália. O Santo Padre jantou com a sua comitiva e ali pernoitará.

Amanhã, 17, o Santo Padre iniciará cedo suas atividades públicas. Depois de três dias de adaptação, descanso, meditação, oração e passeios, o Papa se dirigirá à Residência Governamental de Sidney, onde haverá a cerimônia de boas-vindas.

A seguir, Bento XVI visitará o monumento memorial da bem-aventurada Mary MacKillop, conhecida como Madre Maria da Cruz, a primeira australiana elevada à glória dos altares pelo Papa JPII, em 1995. Depois, vai fazer uma visita de cortesia ao Governador Geral da Austrália, Michel Jeffery, onde se encontrará também com o Primeiro Ministro Kevin Rudd.

Aborígenes

No final da tarde, Bento XVI vai se encontrar, brevemente, com a comunidade aborígene, que lhe apresentará suas danças típicas e cantos tradicionais, no porto da Baía de Sidney.

Na Missa conclusiva do evento, no próximo domingo, um grupo de aborígenes representará os povos nativos da Austrália. No entanto, nestes dias, o Cardeal Secretário de Estado, Tarcisio Bertone, visitou uma aldeia de aborígenes, acompanhado por alguns outros membros da comitiva papal.

Segundo o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, em seus pronunciamentos Bento XVI vai abordar a questão do respeito pelos aborígenes.

Em 2006, numa Carta enviada por ocasião dos 20 anos da visita de João Paulo II à Austrália, Bento XVI referiu-se ao assunto, afirmando que “só através da aceitação da sua história, é possível chegar a uma sã compreensão da realidade contemporânea e aderir à visão de um futuro harmonioso”.

Nossa Senhora dos Aborígenes

Ao chegar ao território australiano, domingo de manhã, durante a escala técnica do vôo papal, no aeroporto de Darwin, Bento XVI recebeu de presente dos aborígenes uma réplica da imagem de “Nossa Senhora dos Aborígenes”, venerada pelos povos nativos da Austrália. O presente foi entregue pelo bispo local, Dom Eugênio Hurley, que se declarou feliz pela oportunidade de acolher o Papa “em nome de todos os australianos”, mas, de modo particular, dos nativos.

.: Confira cobertura da JMJ 2008

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo