JMJ 2008

Papa Bento XVI em vôo para Sidney para Jornada Mundial

O Papa Bento XVI iniciou hoje, 12, sua 9ª Viagem Apostólica que o leva à Sidney, na Austrália, para a XXIII Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realizará, de 15 a 20 deste mês.

O Santo Padre deixou a Residência Apostólica de Castelgandolfo, de helicóptero, às 9h45 (hora local), e se dirigiu ao aeroporto internacional romano de Fiumicino. Antes de tomar o avião, que o leva à Austrália, o Papa se deteve, por alguns instantes, com as autoridades civis e religiosas.

Entre os presentes encontrava-se o representante do governo italiano, Gianni Letta, o embaixador da Itália, junto à Santa Sé, Antonio Zanardi Landi, o representante do Prefeito de Roma, Carlo Mosca, o prefeito de Fiumicino, Mario Canapini e o Bispo da diocese de Porto e Santa Rufina, onde se encontra o aeroporto de Fiumicino, Gino Reali.

Após despedir-se das autoridades presentes, Bento XVI tomou o avião da Alitalia, um Boeing 777, acompanhado de uma delegação Vaticana, e partiu às 10h30 (local) ao aeroporto de Darwin, na Austrália, onde fará uma etapa técnica, antes de se dirigir à Sidney.

O avião papal percorrerá mais de 16 mil quilômetros até Sidney, a viagem terá duração de 21 horas. Enquanto isso, como de costume, o Santo Padre envia telegramas aos líderes dos países que sobrevoa.

No telegrama que enviou ao Presidente da República italiana, Giorgio Napolitano, lê-se: “No momento da minha partida para Sidney, por ocasião da JMJ, dirijo ao Sr. e a todos os italianos uma cordial saudação, com o meu desejo de paz e bem a todos, acompanhada de minhas orações e de minha Bênção Apostólica”.

Por sua vez, o Presidente Napolitano respondeu ao Papa, nos seguintes termos: “Para além do seu altíssimo significado espiritual, a JMJ constitui para a juventude de todas as partes do mundo uma ocasião de confronto e de enriquecimento, mediante o diálogo entre culturas e tradições diferentes, reconhecendo a matriz comum da família humana. Tenho certeza – conclui o Presidente italiano – de que a sua palavra sensibilizará os jovens no sentido de uma maior compreensão, respeito recíproco, de paz e colaboração entre as nações”.

No entanto, é grande a expectativa dos jovens do mundo inteiro para o encontro como o Papa nos próximos dias. Mas, antes do encontro com a juventude, Bento XVI vai ficar hospedado, por cerca de três dias, em uma residência rural do Opus Dei, no Kenthurst Study Centre, no noroeste de Sidney, a 25 km. da cidade. Trata-se de um período de adaptação devido ao fuso-horário de 8 horas e levando em conta a idade do Pontífice, que tem 81 anos.

Ali o Papa vai permanecer até dia 17, quinta-feira, quando terão início suas atividades públicas, com a cerimônia de boas-vindas da Residência Governamental de Sidney.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo