JMJ 2008

Jovens rezam e veneram relíquias de Beato em Sidney

Cerca de mil jovens canadenses se reuniram na Catedral de Saint Mary, em Sidney, para venerar as relíquias de Pier Giorgio Frassati, um beato italiano que faleceu antes de completar 24 anos e que é também um dos 10 Padroeiros da JMJ 2008.

A liturgia foi presidida por Padre Thomas Rosica, responsável pela JMJ, que recordou a vida do Beato, a partir do Sermão da montanha do Evangelho de Mateus. Os jovens rezaram as Vésperas e fizeram uma Adoração Eucarística. Entre os presentes estava a sobrinha do Beato italiano, Wanda Gawronska

.: Corpo de beato morto aos 24 anos é exposto na Catedral de Sidney
.: Confira a cobertura da JMJ 2008

Padre Thomas destacou que “as bem-aventuranças no sermão de Cristo são uma receita para a santidade extrema. Cada crise que a Igreja confronta, cada crise que o mundo deve enfrentar, é uma crise de Santos. Vê-se que é uma época em que os jovens e as jovens necessitam verdadeiros heróis, assim é a nossa”.

Referindo-se ao Beato, Padre Thomas disse que ” Pier Giorgio não escolheu ser sacerdote ou religioso, preferindo dar testemunho do Evangelho como leigo. Nunca fundou uma ordem religiosa ou deu vida a um movimento eclesiástico. Nunca dirigiu um exército nem foi eleito para um posto público. A morte lhe chegou antes que pudesse formar-se. Nunca pôde começar uma carreira. Não pôde descobrir qual poderia ter sido sua vocação. Em soma, era simplesmente um jovem apaixonado por sua família e amigos, apaixonado pelas montanhas e o mar; mas sobre tudo apaixonado por Deus”.

Depois de assegurar que as duas colunas de sua vida eram a Eucaristia e o amor à Virgem Maria, o sacerdote assinalou que “o que tinha, Pier Giorgio o doava para ajudar aos pobres, utilizando inclusive o que lhe custava andar em ônibus e ir correndo em lugar de pegá-lo, para chegar a tempo a casa na hora da comida. Os pobres e sofredores eram seus patrões e literalmente ele era seu servidor, coisa que considerava um privilégio”.

Até esta sexta-feira, 18, se realiza uma exposição no Exhibition Hall, em Sidney, sobre a vida do Beato italiano, organizada pelo serviço de pastoral juvenil do Episcopado italiano.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo