Terminou neste domingo, 27, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e a viagem do Papa Francisco ao Panamá. O encontro que acolheu desde terça-feira, 22, mais de cem mil jovens de 155 países, contou com a presença do Santo Padre em praticamente todo o evento.
O Pontífice chegou ao país já na quarta-feira e participou de vários compromissos com a juventude. Foram dias intensos de encontro, com um destaque especial para a Via sacra e a Vigília.
Veja abaixo um resumo de como foram esses dias do Papa no país:
Chegada ao Panamá:
O Papa Francisco chegou ao Panamá na quarta-feira, 23, para a sua vigésima sexta viagem internacional. Depois de quase 13 horas de voo, o Papa desceu do avião acolhido por dois mil jovens. Um momento de festa sem discursos oficiais, somente os hinos oficiais do Vaticano e do Panamá. Acesse.
Encontro com autoridades:
No dia seguinte, Francisco discursou às autoridades panamenses. O Pontífice refletiu sobre um Panamá de “convocação” e “sonho”. Acesse.
Encontro com os bispos:
No discurso do Papa aos bispos da América Central na quinta-feira, 24, Francisco recordou São Óscar Romero, canonizado em outubro de 2018, e pediu aos bispos proximidade ao povo e aos sacerdotes. Acesse.
Cerimônia de acolhida da JMJ:
A Cerimônia de Acolhimento e Abertura da JMJ, contou com um discurso do Papa Francisco centrado no poder que a Jornada da Juventude traz à Igreja e aos jovens fiéis. Acesse.
Liturgia penitencial:
Ao visitar os jovens detentos do Centro de Detenção Juvenil Las Garzas de Pacora, no Panamá, o Papa presidiu na sexta-feira, 25, uma Liturgia Penitencial e lembrou que Jesus nunca teve medo de se aproximar daqueles que, por inúmeras razões, carregavam o peso do ódio social. “Cada um de nós é muito mais do que os rótulos que nos dão. Assim Jesus no-lo ensina e convida a acreditar. O seu olhar desafia-nos a pedir e procurar ajuda para percorrer os caminhos da superação”, destacou. Leia mais.
Via Sacra:
Na Via Sacra com os jovens, na noite de sexta-feira, 25, o Pontífice reafirmou que o caminho de Jesus para o Calvário é um caminho de sofrimento e solidão que continua nos dias atuais. Leia mais.
Missa de dedicação do altar da Cátedra-Basílica de Santa Maria la Antigua:
Em seu penúltimo dia no Panamá, o Papa Francisco celebrou, no sábado, 26, uma Missa na Catedral Basílica de Santa Maria la Antígua palco de grandes eventos eclesiásticos no país. Acesse.
Vigília com os jovens:
Uma verdadeira festa feita de oração, cantos, danças, testemunhos e reflexão: assim foi a vigília que se realizou no Campo São João Paulo II com os jovens participantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Panamá. Leia mais:
Missa de envio:
Na manhã deste domingo, 27, o Papa Francisco celebrou a Missa de encerramento da JMJ, no Campo João Paulo II. Em sua homilia, o Pontífice lembrou aos jovens que eles não são o futuro, mas o agora de Deus e motivou-os a realizar o sonho que o Senhor sonhou para cada um deles. Acesse.
Angelus:
O tradicional Angelus do Papa aconteceu no Lar do Bom Samaritano Juan Díaz. Ali o Papa afirmou que o Bom Samaritano entendeu que a indiferença fere e mata e mostra a todos que o próximo é, antes de tudo, uma pessoa, alguém com o rosto concreto e real, e não qualquer coisa a deixar para trás ou ignorar, seja qual for a sua situação. Leia mais.
Encontro com voluntários e despedida:
Após dias de atividades e encontros com os jovens na Jornada Mundial da Juventude 2019, o Papa Francisco despediu-se do Panamá neste domingo, 27. Antes da partida, o último compromisso de Francisco foi o encontro com os voluntários da JMJ. Acesse.