EM 2027

Coreia do Sul sediará a próxima Jornada Mundial da Juventude

Seul será a próxima cidade a receber o maior encontro católico de jovens do mundo em 2027; antes, o Papa convida a participar do Jubileu dos Jovens em Roma em 2025

Gabriel Fontana
Da Redação

Jovens sul-coreanos exibem bandeira do país, que sediará a JMJ em 2027 / Foto: Inácio Rosa/Pool via REUTERS

Seul será a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em 2027. A capital da Coreia do Sul foi anunciada como a próxima cidade que receberá o maior encontro católico de jovens do mundo após o fim da Missa de Envio da JMJ Lisboa 2023, neste domingo, 6.

O Papa Francisco fez o anúncio em sua locução final. Durante sua fala, ele agradeceu aos jovens, aconselhando-os a “fixar na mente” os momentos mais belos e marcantes que viveram nos últimos dias, a fim de reavivar as experiências desta JMJ quando o desânimo vier os tentar. “Deus vê inteiramente o bem que sois; só Ele conhece o que semeou nos vossos corações. Por favor, guardai-o com cuidado”, manifestou.

Acesse
.: Página especial sobre a JMJ Lisboa 2023

Da mesma forma, ele se recordou dos jovens que não puderam estar presentes, especialmente aqueles impossibilitados pela guerra, partilhando com todos o sonho da paz que carrega no coração. “Vós sois um sinal de paz para o mundo, um testemunho de como as nacionalidades, as línguas e as histórias podem unir em vez de dividir. Sois a esperança dum mundo diferente. Obrigado por isso”.

Da Europa Ocidental ao Extremo Oriente

Na sequência, Francisco convidou todos a também estarem reunidos em Roma, em 2025, para celebrar o Jubileu dos jovens, no contexto do ano jubilar que a Igreja celebrará. Dois anos depois, a Jornada Mundial da Juventude será em Seul, capital da Coreia do Sul. “Assim, da fronteira ocidental da Europa, passará ao extremo Oriente: é um belo sinal da universalidade da Igreja e do sonho de unidade do qual vós sois testemunhas”, expressou o Pontífice.

Por fim, o Papa dirigiu seu agradecimento “a duas pessoas especiais, aos protagonistas principais deste encontro”: Jesus e sua Mãe, a Virgem Maria. Prosseguindo, ele rezou o Angelus, e foi encerrado o momento de celebração.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo