"Bem-aventurados os MISERICORDIOSOS, porque eles alcançarão MISERICÓRDIA" (Mt 5,7)

Um pouco de história

Saiba mais sobre Wadowice, terra de São João Paulo II

Terra natal de São João Paulo II atrai peregrinos que visitam a Polônia para a Jornada Mundial da Juventude 2016

Danusa Rego
Enviada especial à Polônia

Cidade reúne a história da vida de São João Paulo II / Foto: Canção Nova

Wadowice reúne a história da vida de São João Paulo II / Foto: Canção Nova

Wadowice é uma pequena cidade a sudoeste de Cracóvia – distante aproximadamente 50 quilômetros – e tem 19 mil habitantes. Foi nesta cidade que nasceu e viveu, por dezoito anos, Karol Wojtyla, o saudoso São João Paulo II, que dá um tom todo especial à Jornada Mundial da Juventude, que começa nesta segunda-feira, 25, na Polônia. 

“Para mim, João Paulo II é o homem mais importante deste país. A Polônia é um país muito católico. Quando nosso Papa morreu, todos nós ficamos tristes. As pessoas vinham para as ruas para chorar e cantar juntas”, assinala a jovem polonesa Agnieszka Laura.

Irmã Benedykta Mazur, da Congregação da Sagrada Família de Nazaré, conta-nos que os poloneses, especialmente dessa região, são muito orgulhosos de João Paulo II, por ele ter sido o Papa da Igreja Católica. “Claro, mas também porque para nós ele é um exemplo de como amar nosso próprio país, por ter crescido aqui num ambiente muito católico e patriota”.

Confira
.: Fotos de Wadowice

Basílica da Devoção a Virgem Maria

Entre os lugares intimamente ligados à vida de Karol Wojtyla está a Basílica da Devoção a Virgem Maria, onde ele recebeu os sacramentos de iniciação cristã. Na Igreja, a Pia Batismal na qual Karol foi introduzido na fé católica é conservada na Capela dedicada à Sagrada Família, local de oração para os inúmeros peregrinos que passam por ali. 

Na Basílica, ainda é possível contemplar uma capela de adoração contínua, onde se encontra uma bela imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

“Esse ícone estava aqui quando Karol era criança, para quem ele rezava muito, especialmente quando perdeu sua mãe. Ela morreu pouco antes da sua primeira comunhão, quando ele não tinha nem nove anos de idade”, revela irmã Benedykta.

São João Paulo II quando criança / Foto: Canção Nova

São João Paulo II quando criança / Foto: Canção Nova

Como Papa, João Paulo II homenageou Nossa Senhora nesta Basílica com um rosário na ocasião em que a imagem foi coroada.

Capela João Paulo II

Outra Capela importante tem, justamente, o nome de João Paulo II. Lugar onde, de maneira especial, os peregrinos e devotos rezam pedindo a intercessão do santo polonês diante do relicário que contém uma gota de seu sangue.

Uma igreja viva onde, especialmente nos dias que antecederam a Jornada Mundial da Juventude, foi possível ver centenas de jovens participando de Missas, rezando e cantando intensamente o Hino da JMJ em diversas línguas.

Essa Basílica se encontra em uma Praça que também tem o nome do Papa. No local, onde é possível respirar a cultura polonesa, diversas lanchonetes e restaurantes oferecem aos peregrinos comidas tipicas e, ainda, a famosa kremowki, sobremesa apreciada por João Paulo II. O doce contêm um pouquinho de álcool e, por isso, foi saboreado por Karol pela primeira vez somente quando ele atingiu a maioridade. 

Os vendedores são unânimes em dizer que vendem muitos doces por dia, e que o Bolo do Papa tem um sabor especial. 

Casa natal de João Paulo II

Quem visita Wadowice pode ver de perto alguns objetos pessoais de São João Paulo II / Foto: Canção Nova

Quem visita Wadowice pode ver, de perto, alguns objetos pessoais de São João Paulo II / Foto: Canção Nova

Bem perto da Basílica, está também a Casa Natal de João Paulo II, que hoje hospeda um museu com centenas de relíquias do santo. Objetos curiosos são apresentados aos visitantes de forma multimidiática e interativa, como móveis, roupas, fotos, livros e paramentos que usou como sacerdote, bispo, cardeal e Papa. É possível ver, ainda, recordações de momentos difíceis, como a arma utilizada em seu atentado, em 1981, e uma réplica da Bíblia, que se encontrava sobre a urna no dia de seu funeral, na Praça São Pedro, em 2005.

Na casa, o pequeno Karol viveu por oito anos, fase importante, como ele mesmo recordou em uma de suas visitas ao local. “São passados tantos anos desde deixei Wadowice. Sempre, porém, retorno a esta casa com a sensação de que me espera aqui uma casa de família. Sabemos da importância que os primeiros anos de vida têm para o desenvolvimento da personalidade e do caráter de um homem. Justamente esses anos são, para mim, inseparavelmente ligados a Wadowice”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo