Site oficial da JMJ 2016 divulgará todos os meses uma reflexão bíblica sobre a misericórdia, em preparação para o evento mundial que acontecerá em Cracóvia
Da redação, com Rádio Vaticano
Inspiradas nas palavras “Tolle et lege” -“Toma e lê”- que apelava a Santo Agostinho em seu processo de conversão, a organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá em Cracóvia, Polônia, em 2016, está animando aos jovens para que se preparem para o encontro mundial a partir da meditação da Palavra de Deus.
“É possível que alguns de nós não teríamos ouvido falar sobre Santo Agostinho de Hipona se Deus não tivesse dirigido a ele estas palavras tão simples: ‘Tolle et Lege’. Foi suficiente para que começasse a mudança de um pecador regular a um dos maiores santos da Igreja. Hoje Deus dirige estas palavras a cada um de nós: toma e lê a Bíblia, Minha Palavra!”, convidam os organizadores.
O site oficial do evento – www.krakow2016 – disponibizou o espaço “Toma e lê” -“Baixa e lê”-, onde, a cada mês, até o início da jornada, será exibido um fragmento das Sagradas Escrituras, com um guia de meditação e reflexão entorno de um tema proposto e sobre a misericórdia, eixo central do evento mundial.
A reflexão poderá ser baixada para compartilhar com a comunidade, paróquia, família ou grupo de amigos.
“Ninguém pode contar-nos sobre Deus tanto como Ele mesmo. Não há palavra humana tão ‘viva e eficaz, mais penetrante que espada de duplo fio, e que penetra até onde se dividem a alma e o espírito, os ossos e as medulas, fazendo um discernimento dos desejos e os pensamentos mais íntimos’ (Hebreus 4, 12). Portanto, no ano de preparação para a Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia, queremos animá-los à leitura comum da Palavra e a testemunhar sobre sua influência em nós”, acrescentam.
JMJ inspirada na misericórdia
O lema da próxima JMJ, “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”, está em sintonia com o Ano da Misericórdia, e os organizadores dizem estar convencidos que Deus deseja mover os corações dos comprometidos nesta obra.
“Se queremos imitar a Deus nisso, tratemos de ver em verdade ao longo deste ano e à luz da Palavra de Deus tanto nossa miséria que requer o encontro com a misericórdia, como nossa grandeza que graças a esta misericórdia podemos obter. E antes de tudo, acendamos em nós a sede de encontrar-nos com ele Misericordioso”, destaca a nota no site do evento.