"Bem-aventurados os MISERICORDIOSOS, porque eles alcançarão MISERICÓRDIA" (Mt 5,7)

De olho na programação

Para a JMJ 2016, relíquia do beato Frassati será exposta na Polônia

Pela primeira vez, corpo do beato considerado patrono dos jovens visitará a Polônia, país que sediará a JMJ 2016 de 25 a 31 de julho

Da Redação, com krakow.com

Durante a Jornada Mundial da Juventude 2016, em Cracóvia, na Polônia, o caixão com o corpo do Beato Pier Giorgio Frassati será exposto no mosteiro dos Padres Dominicanos em Cracóvia. Uma semana antes da grande celebração da juventude, as relíquias também estarão presentes em dez cidades polonesas.

“O caixão com o corpo de Pier Giorgio nunca esteve na Polônia, e é por isso que a Jornada Mundial da Juventude é uma boa ocasião para encontrar-se com o beato. Há esperança de que ele será declarado santo em um futuro próximo”, comenta padre Stanisław Tasiemski, OP.

Assista: saiba mais sobre a vida do beato Frassati

As relíquias de Pier Giorgio Frassati chegarão ao país em 11 de julho em Rybnik, onde existe um círculo ativo de devotos do beato. De Rybnik, passarão pelas cidades polonesas de Wrocław, Szczecin, Poznań, Łódź, Varsóvia (a oração acontecerá na Igreja de Santana, localizada na rua Krakowskie Przedmieście, e no monastério da rua Służew), Lublin, Tarnobrzeg, Jarosław, Rzeszów, e por fim, as relíquias chegarão a Cracóvia em 23 de julho.

“Cada um desses locais está preparando o seu programa para venerar as relíquias. Embora a estadia seja curta (as relíquias geralmente chegam em torno do meio-dia, às vezes à tarde, e partem na manhã seguinte), será uma oportunidade para todos os moradores dessas cidades de encontrar-se cara a cara com o Beato Pier Giorgio”, incentiva padre Tasiemski.

Uma semana em Cracóvia

Em torno de meio-dia, em 23 de julho, o caixão com o corpo do beato chegará à Basílica Dominicana da Santíssima Trindade em Cracóvia, na rua Stolarska 12, onde as relíquias permanecerão até 31 de julho.

“Esperamos que todos os dias, de manhã até à noite, haverá tempo para rezar no caixão. Além disso, as missas também serão celebradas na basílica, porque queremos preservar o ritmo normal da oração. Nosso mosteiro orgulha-se de ser um dos poucos no mundo onde o ritmo de oração nunca foi interrompido, portanto, queremos que a oração perto de Pier Giorgio se mantenha constante”, explica o sacerdote.

Sobre a JMJ 2016, leia também
.: Aplicativo ajudará localização de peregrinos na JMJ 2016
.: JMJ: Vigília terá ostensório com os traços da Virgem Maria

Para os estrangeiros, serão preparados materiais em diferentes idiomas, para ajudar os peregrinos a conhecer melhor o Beato Pier Giorgio. Também estão planejados alguns eventos com a presença das relíquias do beato.

“Pier Giorgio está certamente contente que ele estará presente na JMJ! Ele sente-se como um desses jovens, entre milhões de jovens de todo o mundo! Sua paixão era evangelizar. Foi o que ele fez no decorrer de sua vida. É por isso que ele estará satisfeito. É uma oportunidade de falar com os jovens e dar a eles a coragem de seguir o caminho da santidade, mostrar a eles que tudo isso pode ser feito na vida cotidiana e que você não tem que mudar ou deixar o que você já faz em sua vida”, diz Wanda Gawrońska, sobrinha de Pier Giorgio.

Pier Giorgio Frassati foi beatificado em 1990 pelo Papa João Paulo II. Na época, o Pontífice o nomeou como um modelo para a juventude do mundo de hoje. Ele foi declarado o “patrono dos jovens” por seu testemunho de fé, alegria e santidade.

Acesse
.: Mais informações sobre o beato Pier Giorgio Frassati

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo