"Bem-aventurados os MISERICORDIOSOS, porque eles alcançarão MISERICÓRDIA" (Mt 5,7)

Catedral de Cracóvia

Bispos poloneses participam de encontro privado com o Papa

“Bendito o que vem em nome do Senhor. Bem-vindo, Santo Padre!”, disse o arcebispo de Cracóvia em acolhida ao Papa Francisco

André Cunha
Da redação

O segundo compromisso oficial do Papa Francisco foi com o episcopado da Polônia. A reunião decorreu nesta quarta-feira, 27, após a cerimônia de boas-vindas e encontro com as autoridades, a Sociedade Civil e o Corpo Diplomático, no pátio de honra de Wawel.

Francisco chegou à Catedral de Cracóvia acompanhado de sua comitiva; rezou junto ao túmulo de São Stanislaw, onde também estão expostas as relíquias de São João Paulo II. Depois rezou por um momento diante do Santíssimo Sacramento na capela atrás do altar da catedral.

O cardeal Dom Stanisław Dziwisz foi quem abriu a cerimônia destacando que nos muros desse templo estão gravadas as memórias do povo polonês, com marcas de conquistas e derrotas, alegrias e tristezas. “Aqui bate o coração da Polônia”, disse o cardeal.

Ele também ressaltou a importância da igreja por abrigar o corpo de São Stanisław, patrono da ordem moral da Polônia e por ser o local onde o bispo Karol Wojtyla esteve pela última vez antes de partir para Roma, em 1978, para o Conclave que o elegeu Papa.

“Como não agradecer ao Todo Poderoso por tudo que estamos vivendo neste tempo, dos 1050 anos do batismo da Polônia e com o Ano Santo da Misericórdia”, disse Dom Stanisław.

“Bendito o que vem em nome do Senhor. Bem-vindo, Santo Padre!”, concluiu o arcebispo de Cracóvia, que logo em seguida foi presenteado pelo Papa Francisco com a doação de um cálice.

Após, o encontro prosseguiu em caráter privado.

Após o jantar desta quarta-feira, o Papa deve aparecer na janela papal para saudar os fiéis reunidos na praça em frente ao Palácio Episcopal de Cracóvia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo