Festa das Famílias aconteceu neste sábado, 25, na Irlanda, durante o Encontro Mundial das Famílias
Denise Claro
Da redação
Neste sábado, 25, no Croke Park Stadium em Dublin, na Irlanda, aconteceu a Festa das Famílias, com a presença do Papa Francisco, durante o 9º Encontro Mundial das Famílias.
O tema do encontro é “O evangelho da família: alegria para o mundo”, e reúne famílias de 116 países, provenientes dos cinco continentes.
O doutor em Teologia Moral, Padre Mário Marcelo, comenta que é providencial o Papa ter escolhido a Irlanda, para este encontro com as famílias, e afirma que a maior importância é revitalizar o valor da família, muito cara a Francisco desde o início de seu pontificado, tendo visto a própria convocação do Sínodo.
“Há uma grande preocupação do Papa com a família. E a Irlanda está vivendo um momento de mudanças, com toda a polêmica da união civil homossexual, e a questão da aprovação do aborto, recentemente. Este encontro vai revitalizar os valores da família, sinal de Deus para o mundo.”
O sacerdote lembra que a família é evangelho, é “boa-nova”, e que o Papa têm ressaltado que as famílias são essa alegria, esse sinal de respeito e comunhão. Ele recorda a preocupação do Papa com os avós e as crianças, e faz referência à exortação apostólica Amoris Laetitia:
“Na Amoris Laetitia o Papa amplia o termo família do que estávamos acostumados a pensar, como o casal, para a família como um todo, com os avós, os netos, e a importância de cada um, do papel de cada um na formação, na educação das crianças, no afeto, de cada membro da família.”
Padre Mário afirma que o objetivo do evento deste sábado é de que se reafirme a importância da família:
“Reafirmar que a família é importante, é necessária, é sinal no mundo, e ao invés de olharmos para os problemas da família, olharmos para esta alegria que ela é na sociedade.”