Congresso pela Vida

Ideologia de gênero e a resposta da Igreja, destaca especialista

Leonardo Meira
Da redação

Ideologia de gênero e a resposta da Igreja, destaca especialista

Jorge Rafael Scala

“Ideologia de Gênero – O neototalitarismo e a morte da família” foi o tema abordado pelo advogado, professor de Bioética e referência internacional no tema, Jorge Rafael Scala, nesta sexta-feira, 4, durante o II Congresso Internacional pela Verdade e pela Vida, promovido pela Human Life International no Mosteiro de São Bento, em São Paulo.

Scala destacou que a IG traz três perigos principais para a sociedade. Nesse sentido, a Igreja deve promover um anúncio positivo da vida e, ao mesmo tempo, também promover a denúncia profética, quando seja necessário.

Confira a entrevista exclusiva ao noticias.cancaonova.com

noticias.cancaonova.com – Quais são os principais perigos que a Ideologia de Gênero (IG) traz para o mundo?
Jorge Rafael Scala –
O principal perigo é que a IG defende que o sexo seria apenas um aspecto biológico do ser humano, mas, psicologicamente, alguém poderia eleger se deseja ser homem ou mulher. Qual é o perigo disso? Acredito que sejam três os principais:

1 – antropológico: se homens e mulheres tivessem autonomia absoluta para criar o próprio gênero, não seríamos iguais, mas idênticos, pois poderíamos formar nosso próprio gênero. Mas toda a riqueza da humanidade é fruto da complementariedade entre os gênios masculino e feminino, não competindo, mas complementando-se mutuamente. Isso é muito melhor e criativo do que aquilo que poderiam fazer cada um dos gênios em separado. Mas, se são idênticos, não há complementariedade. Antropologicamente, reduz-se o ser humano a alguém insosso, sem criatividade, especificidade;

2 – Se há liberdade para construir o próprio gênero, a relação entre os sexos muda consideravelmente – ninguém mais pode dizer que o matrimônio entre homem e mulher seja melhor que outras formas de relação. Cada um escolhe o que quer. Todas as opções estão em igual condição. Assim, as relações só se justificariam pelo prazer que se dá a cada um. Se a mim me dá prazer estar com um homem, isso teria o mesmo valor jurídico, moral e social que o matrimônio entre homem e mulher. Assim, acaba-se destruindo o matrimônio e família;

3 – Enfim, acaba-se por destruir a sociedade, porque já não há mais a célula básica.

Acesse
.: Ideologia de Gênero: saiba mais e conheça riscos para a sociedade
.: A ideologia de gênero: seus perigos e alcances
.: Igreja e sexualidade: conheça a doutrina sobre o assunto
.: PODCAST: Ouça entrevista com Jorge Scala

noticias.cancaonova.com – Quando a Igreja fala sobre IG, vários setores interpretam-na como se fosse contra as pessoas, seres humanos, prazer, alegria. Como tratar esse tema a partir de uma ótica positiva, mostrando que a Igreja deseja promover ser humano?
Jorge Scala –
Primeiro, isso é um problema “de sempre” na Igreja. Basta ver que Jesus veio trazer a liberdade e o mataram numa cruz. A Igreja não tem que se preocupar com o que diz o mundo, desde que sempre pregue a verdade. Que haja gente que não goste do que diz a Igreja, sempre houve e haverá.

Deve-se se preocupar, sim, que o discurso da Igreja seja entendido na sua justa dimensão. E isso requer esforço para se encontrar o melhor modo de comunicar essa verdade, transmitir essa mensagem. A resposta é muito simples: devemos  mostrar a beleza do gênio feminino, do gênio masculino e da integração entre ambos. Esta é a proposta positiva.

Além disso, além da proposta positiva da dignidade e da sexualidade humanas, temos também que fazer a denúncia profética, porque não se pode ficar calado e se tornar cúmplice.

A mensagem positiva deve ocupar a maior parte do tempo e do esforço, dando espaço, sempre que necessário, para a denúncia profética. As duas coisas são necessárias.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo