Entrevista exclusiva

Secretário do Sínodo da família conta detalhes da Assembleia

Dom Lorenzo Baldisseri fala sobre os desafios e contribuições do Sínodo, e explica porque a próxima Assembleia Sinodal, também tratará sobre a família

Luciane Marins
Da Redação

Cardeal Dom Lorenzo Baldisseri, Secretário Geral do Sínodo dos Bispos / Foto: Reprodução

Cardeal Dom Lorenzo Baldisseri, Secretário Geral do Sínodo dos Bispos / Foto: Reprodução

A 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos começou neste domingo, 5. De Roma, o secretário geral do Sínodo, o cardeal italiano Dom Lorenzo Baldisseri, conversou com o noticias.cancaonova.com sobre a Assembleia, que tem como tema “Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização”.

Dom Lorenzo, que foi criado cardeal pelo Papa Francisco em fevereiro deste ano, já foi Núncio Apostólico no Brasil e teve a responsabilidade de organizar as Assembleias Gerais do Sínodo.

Na entrevista, o cardeal afirma que a família se encontra em uma crise de fé, e que portanto, se faz necessário anunciar efetivamente o que a Igreja diz a respeito dela, já que a última vez que esse tema foi tratado de maneira ampla, foi há 34 anos. Dentre os desafios levantados pelo Instrumento de Trabalho do Sínodo, o organizador destaca que os principais, são de caráter pastoral.

Ao todo a Assembleia tem 253 participantes, dentre eles, 14 casais, sendo um brasileiro. Dom Lorenzo acredita que a colocação feita por eles ajudará a compreender melhor a situação real das famílias, o que será uma grande contribuição para iluminar os desafios levantados.

O cardeal explica ainda, que ao final dos 15 dias de trabalho, será lançado um documento, que servirá de base para a Assembleia Geral Ordinária do Sínodo de 2015, que seguirá tratando sobre a família. “Vai se estudar ainda mais, para chegar ao término do segundo Sínodo, e aí, ter as diretrizes e também um documento final.”

noticias.cancaonova.com Qual o trabalho que o senhor desenvolve como secretário do Sínodo dos Bispos?

Dom Lorenzo Baldisseri – O secretário geral do Sínodo dos Bispos tem o encargo de organizar as Assembleias Gerais Ordinárias e Extraordinárias. A preparação para esta Assembleia Geral Extraordinária começou no dia 8 de outubro de 2013 quando se lançou o Sínodo Extraordinário para a data de 5 a 19 de outubro. O trabalho mais importante é organizar tudo isso.

noticias.cancaonova.com O que o senhor considera ser a maior contribuição das Assembleias Sinodais para a Igreja?

Dom Lorenzo Baldisseri – A contribuição maior que esta Assembleia pode dar é tratar o tema da família. Esse tema neste momento é crucial, em todo mundo é preciso refletir um pouco mais sobre esse tema, porque efetivamente nestes últimos anos tivemos uma condição diferente, uma situação diferente, mudanças importantes na sociedade, então a Igreja tem que ocupar-se disso. A última vez que se tratou de maneira ampla esse tema foi há 34 anos, então a situação mudou bastante. Temos que anunciar efetivamente o que a Igreja diz a propósito da família, por isso se fala de evangelho da família.

sínodo_documento trabalho

noticias.cancaonova.comOs trabalhos do Sínodo são norteados pelo documento preparatório que contou com a colaboração das dioceses de todo o mundo. Quais são os principais desafios levantados por esse documento?

Dom Lorenzo Baldisseri – Os principais desafios são de caráter pastorais e podemos dizer que o problema maior na Igreja e nas famílias cristãs é a crise da fé na vida familiar. Então essa crise de fé naturalmente encontra muitos problemas, e os membros da família não conseguem desenvolver humanamente o que são as obrigações e não compreendem bem o que a Igreja ensina.

Os maiores problemas que existem são a incidência da atividade elaborativa sobre a família, por exemplo quando as duas pessoas trabalham e os filhos ficam em casa sozinhos. Há o problema migratório, pessoas da família sobretudo a mãe ou o pai que tem que ir ao exterior. A pobreza. A luta muitas vezes para a assistência da vida, em muitos países, lugares ou regiões acontece isso. Tem também a violência e os abusos dentro da família. Também os meios de comunicação às vezes não ajudam.

Tem sobretudo hoje em várias partes do mundo o impacto das guerras, o Papa Francisco falou que estamos dentro de uma guerra mundial a pedaços, um pouco aqui um pouco lá, então tem muitos aspectos desse tipo. E ademais são as situações familiares internas e podemos começar com as convivências, com as uniões de fato, os jovens hoje não estão estimulados para formar uma família, seja por motivos talvez ideológicos, mas muitas vezes por motivos práticos, não tem como começar a fundar uma família por falta de trabalho, situações econômicas.

Tem também as pessoas que não registram as uniões. Tem os separados, os divorciados, e também os divorciados que se casam novamente civilmente. Tem os filhos que ficam sozinhos ou na casa com os avós, e também tem o fenômeno das famílias monoparentais, que são sobretudo as mulheres que tem filhos e não tem um marido, por razões diferentes. E também tem situações de irregularidade canônica, muitos matrimônios que não estão segundo as normas da Igreja.

Então há aí um problema, que se trata sobretudo nesses momentos nos meios [de comunicação], se estas pessoas que tem uma irregularidade canônica podem receber os sacramentos. E também tem os problemas que se referem as causas matrimoniais, simplificar um pouco todo o processo.

Muita coisa então está dentro desta Assembleia, dado que o título do Sínodo fala dos desafios da família, isso significa que vá sobretudo apresentar, seja a beleza da família, os valores e ai insistir que as pessoas, sobretudo os cristãos conheçam verdadeiramente a doutrina cristã. Ao mesmo tempo tem que considerar também estas situações difíceis, do ponto de vista pastoral.

sínodonoticias.cancaonova.com – Como será o trabalho do Sínodo para dar contribuições, luzes, para todos esses desafios que o senhor enumerou. Creio que a colegialidade dos Bispos contribui muito para isso, não?

Dom Lorenzo Baldisseri – Exato. O Sínodo tem 15 dias de trabalho. Começa dia cinco. No dia anterior temos na praça São Pedro uma vigília de oração, o Santo Padre estará presente. E o dia cinco na manhã começamos os trabalhos, que se seguem por duas semanas. Então nesse tempo serão estudados todos estes temas e problemas ao mesmo tempo que estão no Instrumentum Laboris, esse documento de trabalho que foi lançado e conhecido por todo o mundo. Sobre essa base que se vai trabalhar.

Serão seções, com também testemunhos de casais, de matrimônios, que vão dar sua contribuição. Tem também debates dentro destes temas, debates dos padres sinodais, tem também auditores ou auditoras, sobretudo são casais e isto nos ajuda muito a compreender melhor a situação real e ao mesmo tempo uma contribuição que eles mesmos vão dar a perspectivas e também encontrar caminhos adequados para poder resolver as dificuldades dessas situações de fato e muitas vezes irreversíveis que temos que considerar do ponto de vista pastoral.

noticias.cancaonova.com – O Sínodo deste ano se estenderá com o mesmo tema também para o Sínodo Ordinário de 2015, como vai ser a relação entre os dois Sínodos?

Dom Lorenzo Baldisseri – Ao final desta Assembleia será lançado um documento, que será um documento de base para o próximo Sínodo, de 2015. Tem uma relação, a particularidade deste Sínodo podemos dizer que se desenvolve em duas etapas, que anteriormente não existia isso, era um Sínodo de uma etapa e não duas. Isso nos dá então uma possibilidade de poder estudar mais profundamente o tema e dar um tempo para a reflexão e para dar conclusões adequadas.

O tema é crucial, é muito, muito amplo, vasto e temos que não só considerar os temas internos ou externos que já se encontram nos instrumentos de trabalho atual, mas tem que ser ampliado ainda mais a outros temas que não foram colocados por dar exatamente espaço também ao segundo Sínodo.

Então, veja, é interessante que tenha essa relação entre o primeiro e o segundo. O primeiro é, como dizer, colocar as bases, depois se vai amplificar, se vai estudar ainda mais para chegar ao término do segundo e ai ter as diretrizes e também um documento final, que será naturalmente aprovado pelo santo Padre e entregue a ele para que ele possa dispor como quiser.

noticias.cancaonova.com – Quais as contribuições que este Sínodo pode trazer para a realidade das famílias do Brasil e do mundo?

Dom Lorenzo Baldisseri – Eu acredito que esta é uma contribuição importantíssima porque a Igreja é presente em toda a parte do mundo, em todos os continentes, e vai dar então um esclarecimento e também caminhos importantes, luzes, para poder caminhar na vida e na vida concreta e com todos os problemas que existem nos vários continentes, naturalmente necessita de uma visão ampla, grande.

A Igreja estará presente neste Sínodo com a representação dos Bispos de todos os continentes, de todas as regiões, portanto, efetivamente, é uma contribuição imensa, não só no interior da Igreja, mas na sociedade inteira. Então isso significa ser como uma luz, um farol dentro do caminho da humanidade, então isso é interessante porque dará uma contribuição imensa.

Considerando que os meios de comunicação permitem hoje chegar até o fim do mundo, até todos os territórios do mundo, estas palavras, estas direções, estes testemunhos, serão conhecidos, serão seguramente comunicados para todos, não só para os cristãos, mas para todos os homens e mulheres do mundo.

noticias.cancaonova.com – De quanto em quanto tempo acontecem as Assembleias Gerais Ordinárias?

Dom Lorenzo Baldisseri – As Assembleias Ordinárias normalmente segundo os estatutos são a cada três anos. Mas agora estamos dentro de uma revisão de todo esse organismo que é o Sínodo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo