CN em Foco

Casal brasileiro fala sobre participação no Sínodo da família

Para Hermelinda e Arturo representar as Equipes de Nossa Senhora é responsabilizante, além de ser uma honra e uma bênção

Hermelinda e Arturo Zamperline, coordenadores nacionais das Equipes de Nossa Senhora / Foto: Arquivo pessoal

Hermelinda e Arturo Zamperline, coordenadores nacionais das Equipes de Nossa Senhora / Foto: Arquivo pessoal

Luciane Marins
Da Redação

O Canção Nova em Foco desta semana conversa com Hermelinda Zamperline. Ela e seu esposo, Arturo, são o único casal brasileiro que participará do Sínodo sobre a Família que começa neste domingo, 5, no Vaticano.

Eles participarão como auditores e farão uma breve colocação sobre a abertura à vida e a responsabilidade educativa.

“Foi uma surpresa”, destaca Hermelinda ao contar como recebeu o convite para o Sínodo. Em junho, a Nunciatura Apostólica no Brasil entrou em contato com o casal para saber se eles aceitariam participar, mas apenas no início de setembro que eles receberam a confirmação. “Começou a ‘cair a ficha’. Pensei: nossa é verdade mesmo. Até então achávamos que estavam fazendo uma pesquisa sem maiores consequências.”

Hermelinda e Arturo são o único casal brasileiro que participará do Sínodo sobre a Família / Foto: Arquivo pessoal

Hermelinda e Arturo são o único casal brasileiro que participará do Sínodo sobre a Família / Foto: Arquivo pessoal

Ela afirma que embora seja muita responsabilidade, a confiança em Deus os tranquiliza. “O Papa está querendo escutar a todos. Penso que o resultado vai ser muito bom. Temos agora é que rezar.”

.: Ouça íntegra da entrevista

O casal, que tem três filhos, uma nora e uma neta, participa do movimento de espiritualidade conjugal das Equipes de Nossa Senhora há 21 anos.

O Sínodo tratará dos Desafios Pastorais da Família no Contexto da Evangelização. Para Hermelinda, um dos desafios atuais são a falta de tempo e diálogo na família. E ela aponta o amor e a oração como importantes meios para superar isso.

“Muitas vezes, as relações podem se tornar difíceis e até impedem um pouco a linguagem do amor, então, a gente precisa muito de oração (…) e o exemplo. Hoje em dia, o exemplo é muito importante. Quando a sua fala não chega, o exemplo de vida chega.”

Hermelinda e Arturo nasceram em famílias cristãs, mas foi depois de 15 anos de casados que sentiram necessidade de buscar uma experiência de espiritualidade mais profunda.

“Deus já estava presente, mas muitas vezes não percebíamos. Fizemos um encontro de casais com Cristo no colégio onde nossos filhos estudavam. Saímos daquele encontro com a certeza que iríamos buscar um movimento de casal. Foi quando encontramos o movimento das Equipes de Nossa Senhora.”

Para Hermelinda, não há uma fórmula secreta para uma família viver feliz mas ela destaca que a presença de Deus é essencial. “A relação do casal tem que ser a três: o casal e Deus. Se não tiver Deus fomentando aquele amor, deixando aquela chama sempre acesa, o casal pode começar a se distanciar.”

Leia mais
.:Vaticano divulga orações pelo Sínodo sobre família
.: Papa envia carta às famílias: “rezem pelo Sínodo”
.: Vaticano apresenta documento para o Sínodo sobre a Família

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo