Eleições 2014

Brasileiros vão às urnas para eleger governantes do país

Votação acontece de 8h às 17h; para votar, é preciso levar o título de eleitor e um documento oficial com foto

Da Redação, com Agência Brasil

Eleitores de todo o país e residentes no exterior vão às urnas neste domingo, 5, para votar nos candidatos de sua preferência a deputados estaduais, deputados federais, senadores, governadores e presidente da República. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estão aptos a votar 142.822.046 eleitores, sendo 52,13%, mulheres e 47,78%, homens.

Acesse
.: Todas as notícias sobre as eleições 2014

A ordem de votação nas urnas é:  deputado estadual ou distrital, deputado federal, senador, governador e presidente da República. A votação acontece de 8h às 17h, obedecendo ao horário da localidade. O eleitor deverá comparecer à seção de votação com documento oficial com foto e com o título. A previsão do TSE é que, em média, o eleitor gaste 1 minuto e 14 segundos para votar nos cinco cargos em disputa.

O eleitorado deverá comparecer a uma das 3.033 zonas eleitorais do país e do exterior. Os que vivem fora do Brasil e estão aptos a votar somam 354 mil eleitores. Estarão disponíveis para serem usadas nesse pleito 534 mil urnas eletrônicas, entre as principais, as reservas e as receptoras de justificativa de voto. Estão escalados para trabalhar 3.033 juízes eleitorais e cerca de 22 mil servidores da Justiça Eleitoral. Os eleitores residentes no exterior só poderão votar para presidente.

Leia também
.: Juiz eleitoral explica como votar de maneira consciente

Serão eleitos neste domingo 27 senadores – um de cada estado e do Distrito Federal – 513 deputados federais, 1.035 estaduais e 24 distritais. Também serão eleitos os 27 governadores. Para alguns desses cargos, a decisão poderá ficar para o segundo turno, no próximo dia 26, entre os dois mais votados.

Nestas eleições, mais de 21,6 milhões deverão votar pelo sistema biométrico (15,18% do eleitorado apto). O sistema será adotado em 764 municípios de todos os estados e do Distrito Federal. Em 762 desses municípios, houve revisão eleitoral biométrica. Em Bento Gonçalves (RS) e Florianópolis (SC) não houve a revisão, mas parte do eleitorado já está identificada pelas impressões digitais. Com isso, a identificação dos eleitores nessas localidades será mista.

Leia também
.: Entenda como funciona voto de legenda, brancos e nulos e biometria

Para as eleições de hoje, foram selecionados para trabalhar como mesários 2,4 milhões de brasileiros, entre homens e mulheres. Segundo o TSE, mais da metade desses mesários são voluntários. Eles estarão atuando nos 5.570 municípios brasileiros e nas cidades de 89 países onde os brasileiros que se cadastraram poderão votar.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo