Na Missa de encerramento do Hosana Brasil 2025, padre Wagner Ferreira frisou virtudes da paciência e da esperança para suportar os sofrimentos deste mundo
Gabriel Fontana
Da Redação

Padre Wagner Ferreira durante sua homilia na Missa de encerramento do Hosana Brasil 2025 / Foto: Bruno Marques
No encerramento do Hosana Brasil 2025, o presidente da Comunidade Canção Nova, padre Wagner Ferreira, presidiu a Missa no Centro de Evangelização neste domingo, 14.
Em sua homilia, o sacerdote destacou a proximidade da vinda do Senhor. Por isso a Liturgia se reveste da cor rosa: é o “Domingo Gaudete”, também conhecido como “Domingo da Alegria”. “Abramos o nosso coração para que o Espírito Santo de Deus nos conceda o fruto da alegria”, exortou.
“Nós pertencemos ao Reino de Deus e, por isso, alegria”, exclamou padre Wagner. “Apesar das dificuldades e das tribulações que enfrentamos na vida, nós, discípulos de Jesus, somos chamados a viver na alegria do Senhor, porque o Senhor está próximo, a sua vinda está próxima”, indicou.
Contudo, alertou o sacerdote, só experimenta a alegria no Senhor quem persevera, independentemente das dificuldades. “Não é a alegria mundana, não é a alegria das piadas, mas é a alegria do Senhor que, paradoxalmente, também se experimenta quando passamos por tribulações”, pontuou.
Enfrentar as crises de fé
Padre Wagner questionou então como se pode viver a alegria do Senhor diante das situações dramáticas e do sofrimento injusto. Aprofundando essa reflexão, citou o Evangelho do dia (Mt 11,2-11), que apresenta São João Batista encarcerado na prisão.
Segundo o sacerdote, é provável que João Batista tenha vivido uma crise de fé, expressa no momento em que ele pede a seus discípulos perguntarem a Jesus se de fato ele é aquele que haveria de vir. Assim como o profeta, todos os cristãos vão passar por provações, sinalizou padre Wagner. “Naquela situação, se você não estiver em Deus, a sua estrutura de fé será abalada”, salientou.
“As maravilhas de Deus se realizaram também na paixão e morte de Jesus”, prosseguiu o sacerdote. Diante da cruz, algumas pessoas podem se questionar como é possível ser discípulo de um “derrotado”. A frustração com expectativas não correspondidas acaba levando muitos a desistirem de seguir a Cristo.
Testemunhos dos santos
Padre Wagner explicou então que, mesmo com a garantia da vitória de Jesus Ressuscitado, professada pela fé pascal, o Senhor não poupa os homens da participação da cruz. “Ele não irá nos poupar de também sofrermos, injusta ou justamente, passarmos por situações de tribulação, situações de calúnia, de mentiras. Ele não irá nos poupar”, enfatizou.
Diante disso, o sacerdote destacou a importância de cultivar a comunhão dos santos, buscando conhecer suas histórias de vida. “Eles são testemunhas vivas: os santos de Deus são o Evangelho que deu certo! Não é um Evangelho frustrado, um Evangelho derrotado. O testemunho dos santos da Igreja é um testemunho de um Evangelho que deu certo”, manifestou.
“Os santos são para nós uma resposta maravilhosa de Deus para enfrentarmos o combate espiritual, para enfrentarmos as crises de fé, para enfrentarmos aqueles momentos em que nós podemos nos escandalizar por causa de Jesus”, acrescentou padre Wagner.
Exercitar a paciência
Da mesma forma, cada pessoa que deseja ser um discípulo de Jesus precisa testemunhar na sua família, na sua casa e na sua comunidade a virtude da paciência. “Os impacientes sufocam a virtude da esperança. Se você é impaciente, você também não será esperançoso”, alertou o sacerdote.
Chamando a atenção para a vida frenética que marca a atualidade, o sacerdote denunciou como o demônio usa a pressa para afastar os homens de Deus. “Precisamos recuperar aquelas atitudes diárias, cotidianas, que nos ajudam a cultivar a virtude da paciência”, indicou padre Wagner, sugerindo aos fiéis que, em situações de estresse, busquem rezar antes de reclamar.
“Enquanto peregrinos neste mundo, somos chamados a ser peregrinos de esperança, peregrinos da paciência, e por isso, vivendo a paciência, vivendo a esperança, seremos alegres no Senhor”, concluiu o sacerdote.
Hosana Brasil 2026
Ao final da Missa, foi divulgada a data do próximo Hosana Brasil. A edição do acampamento em 2026 acontecerá entre os dias 10 e 13 de dezembro na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP).




