Programação do Acampamento Hosana Brasil começou nesta quinta, 12, marcada pelas pregações do Professor Felipe Aquino e Diácono Nelsinho Corrêa
Fernanda Lima
Da Redação
Começou, nesta quinta-feira, 12, o Acampamento Hosana Brasil 2024 com o tema “Com Cristo somos mais que vencedores” (Rm 8, 37). Em sua 20° edição, o evento é consolidado como um dos maiores promovidos pela Comunidade Canção Nova.
O acampamento teve sua origem em 2004, momento em que a construção do Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes foi finalizada. Com a proposta de agradecer por todas as vitórias alcançadas ao longo do ano, o evento continua atraindo milhares de peregrinos.
No período da manhã, o louvor e a oração foram a porta de entrada. Em seguida, o professor e escritor Felipe Aquino ministrou a primeira pregação do dia com o tema: “Permaneça firme com a Igreja católica”.
“A Igreja nos aponta para o céu”
Segundo o pregador, não é possível amar o que não se conhece. “Sabemos que muitos católicos abandonam a igreja porque não a conhecem. A igreja tem uma identidade: una, santa, católica e apostólica. A instituição que não tiver essas quatro características não é a igreja de Jesus Cristo”, frisou.
“Quem não ama a Igreja não ama a Cristo”, enfatizou o professor acrescentando que “a Igreja é o corpo de Cristo. É ela que vai nos levar para o céu”. Felipe Aquino recordou um fato ocorrido no início do pontificado do Papa Leão XIII.
“Um historiador alemão e protestante, chamado Ludwig, desafiou publicamente a Igreja Católica a abrir os seus arquivos secretos. Na ocasião, o Papa mandou dizer a Ludwig que os arquivos do Vaticano estavam inteiramente abertos para ele. Após vários anos de pesquisas, o historiador disse ao Papa: ‘Estou convencido de que a Igreja católica é santa, porque ninguém foi capaz de destruí-la. Vou me tornar católico'”, salientou.
“Quando a Igreja te toca, é Cristo que te toca”
Citando um dos maiores historiadores da Igreja, Daniel Ropis, o professor reforçou uma de suas reflexões. “A cruz começou a vencer o mundo naquela tarde em que o Filho de Deus nela foi crucificado. E daí para frente dominou o mundo. O historiador Daniel Rops disse que ‘a espada romana curvou-se diante da Cruz de Cristo'”, sublinhou.
Felipe Aquino prosseguiu afirmando que a Igreja não erra ao apontar para os fiéis o caminho do céu. “Esse caminho encontra-se no Catecismo da Igreja Católica. Quem vai implantar o Reino de Deus aqui na terra é a Igreja Católica Apostólica Romana. Ela salvará o mundo, e isso acontece de duas maneiras: pregando o Evangelho e por meio dos sacramentos. Quando a Igreja te toca, é o Cristo que te toca”, pontuou.
“Reze com as dificuldades e não abandone a Deus”
Na sequência, a segunda pregação da manhã foi ministrada pelo missionário da Comunidade Canção Nova, Diácono Nelsinho Correa, com o tema “Uma vida nova exige um canto novo”. O missionário iniciou recordando momentos significativos com o Padre Jonas Abib. “Ele foi um homem de muitas profecias. Me recordo que, há 35 anos, enquanto conversávamos, ele me disse: ‘Você está vendo esse lugar? Será um espaço muito grande como se fosse um estádio. Olhei para aquele lugar e disse: ‘O Senhor tá vendo?’ ele disse: “sim”. Então eu acredito!”, recordou.
Diácono Nelsinho frisou a importância de ser grato a Deus, mesmo diante das dificuldades. “É preciso agradecer. Mesmo em meio aos problemas, é possível louvar a Deus. Esse é o canto novo. Ele não surge só em momentos de alegria, mas também nas horas de dor. Reze com as dificuldades e não abandone a Deus”, reforçou.
O missionário citou o padre Jonas como um exemplo de alguém que aprendeu a exercitar o louvor. “Ele nos ensinou a não parar de louvar até mesmo nos momentos mais sofridos. Além disso, nos motivava a pedir a Deus o milagre de hoje. Um dia de cada vez”, concluiu.
Programação continua
O acampamento segue na tarde de hoje com a pregação do presidente da Canção Nova, Padre Wagner Ferreira (13h30), com o tema “A Palavra de Deus nos fere e nos cura!”. Às 15h, haverá o Terço da Misericórdia; às 16h, missa com o bispo da diocese de Lorena, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias. À noite, será de homenagem ao padre Jonas Abib, com um momento oracional no Santuário do Pai das Misericórdias das 21h às 22h30.