Nova forma de terapia com a ajuda dos equinos
Reportagem de Aline Campelo e René Santos
Representantes da Canção Nova realizaram, nesta segunda-feira, 9, uma visita técnica à Associação Nacional de Equoterapia em Brasília. A comunidade projeta a instalação de um Centro de Equoterapia em Cachoeira Paulista, com foco no atendimento qualificado a crianças, pessoas com necessidades especiais e suas famílias.
Um encontro especial para conhecer técnicas, cuidados e aliá-los à nova missão. A equipe da Canção Nova chegou à Granja do Torto em Brasília para uma visita que marca o início da implantação de um centro de equoterapia em Cachoeira Paulista.
“É um trabalho em conjunto. A Canção Nova, o padre Jonas sempre nos ensinou. Ninguém faz nada, ninguém é bom sozinho. Então eu vejo, eu entro como motivador, mas sabendo que dentro da Canção Nova tem os profissionais capacitados e nós estamos naquela, o princípio de ver o suporte”, destacou o missionário da Comunidade Canção Nova, Paulo Sérgio Eleutério.
A equoterapia alcança crianças, pessoas com deficiência, com transtornos neurológicos ou dificuldades motoras que podem, a partir do vínculo com animal, superar condições.
“A gente conta com uma equipe interdisciplinar, com equitador, psicólogos, educador físico, uma fisioterapeuta, temos também uma outra equitadora. Então, a equipe é bastante diversa, para conseguir ofertar o atendimento mais adequado de acordo com as necessidades de cada praticante”, explicou a psicóloga da ANDE, Nemetala Gomes.
Assim como acontece aqui em Brasília, o objetivo em Cachoeira Paulista, na sede da Canção Nova, é oferecer um espaço seguro e especializado que promova o desenvolvimento físico, cognitivo e social, fortalecendo a missão evangelizadora e o cuidado com quem mais precisa.
“O cavalo é o animal que mais se aproxima da marcha humana. Então, o processo da terapia com cavalo ajuda tanto no controle de tronco, quanto no estímulo”, reforçou a diretora administrativa do Centro Médico Padre Pio de Cachoeira Paulista(SP), Marcela Martins da Cunha.
Assim como o cavalo conduz com firmeza e delicadeza cada passo do praticante. Essa iniciativa também nasce guiada pela fé, pelo compromisso social e pelo desejo profundo de servir. Um gesto concreto que une ciência, amor e espiritualidade para transformar vidas.




