ACAMPAMENTO PHN

Pe. José Augusto e Frei Gilson pregam no Acampamento PHN

O primeiro padre a ser ordenado na Canção Nova e o frei, que vem arrebanhando multidões, fizeram pregações que levaram os jovens a rezarem neste PHN

Thiago Coutinho
Da redação

A programação do Acampamento Por Hoje Não (PHN) chega a seu quarto dia. O sábado começou bem cedo, com um luau à meia-noite e meia, com Brais Oss. A madrugada seguiu com o Rosário Com Jesus Eucarístico, conduzido pelo Padre Adriano Zandoná e Ir. Adriana. Após um breve intervalo, às 8h20, Pitter, Bruna Marta e Nilton Jr. seguiram com uma animação no Centro de Evangelização.

Padre José Augusto durante sua pregação no PHN, neste sábado, 12 / Foto: Reprodução Canção Nova

Às 9h20, Padre José Augusto deU início à sua pregação citando a Última Ceia, quando Jesus se despede dos apóstolos. “A verdade é uma só: Jesus Cristo”, afirmou o sacerdote que foi ordenado há 32 anos, o primeiro a ser ordenado na Comunidade Canção Nova. “Hoje faz dois anos e sete meses que Pe. Jonas entrou para a eternidade. E ele deixou um legado à Comunidade Canção Nova e à Igreja: alertou o povo e a Comunidade sobre a segunda vinda de Jesus. Ele carregava em seu coração esse desejo de que as pessoas entendessem que Jesus voltaria pela segunda vez”, disse.

Acesse
.: Todas as notícias sobre o Acampamento PHN 2025

“Recebendo o batismo no Espírito Santo, Deus faz o resto”, prosseguiu Padre José Augusto durante sua pregação. “É preciso que as pessoas tenham um encontro pessoal com Jesus Cristo pelo Espírito Santo, pelo batismo no Espírito”, disse.

Padre José Augusto ainda observou que o PHN foi mais um dos legados deixados por Pe. Jonas Abib. “Quando o PHN chegou à Canção Nova, eu estava com um ano como padre”, recordou. “E nos primeiros anos do PHN, preguei por diversas vezes. Depois, por vontade de Deus e dos homens, parei. Mas, neste tempo [em que parei], o PHN acontecia no confessionário, não no palco. E ali vinha a absolvição. Quando vocês vêm para a Canção Nova, venham com esses princípios: Jesus está voltando, precisamos mudar de vida; segundo, é preciso passar por uma experiência com o Espírito Santo; e, terceiro, tenho que ser santo, pois se não Jesus chegará e ficarei para trás”.

Frei Gilson

Às 11h10, foi a vez de Frei Gilson subir ao palco do PHN e dar início à sua pregação. Ovacionado pelos jovens, Frei Gilson centrou sua pregação nos discípulos de Emaús. “Discípulos de Cristo, e por conta de sua morte estão tristes e desesperançosos”, explicou o frei. “Mas, Jesus havia explicado que morreria, que ressuscitaria e ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, foi a ordem clara que Jesus deixou”.

Frei Gilson deu início à sua celebração pontualmente e foi ovacionado pelos jovens / Foto: Reprodução Canção Nova

O que o Filho de Deus queria, segundo o frei, era que o fiéis se mantivessem como Igreja. “Não é cada um no seu lugar, na sua casa, no seu quadrado, mas em comunidade. Quero que permaneçam juntos na Igreja”, afirmou.

Frei Gilson pediu para que os jovens se atentassem à Bíblia enquanto pregava. Citou, após Efésio, Lucas, 24. Retornou sua fala aos discípulos de Emaús e pediu para que os jovens se inspirassem neles. “Jesus pediu para que eles ficassem em Jerusalém. Como se sua mãe pedisse para vocês virem à Canção Nova, mas vocês não viessem — e como já fizeram muitas vezes, que eu sei”, brincou.

“Jesus pediu para que eles permanecessem em Jerusalém”, prosseguiu Frei Gilson. “Eles [discípulos de Emaús] ficaram distantes da Igreja. Estavam 70 estados distantes de Jerusalém. Estavam afastados da vontade de Jesus. Jerusalém, lembrem-se, é a Igreja. E quero dizer aqui o quão distante você está afastado da Igreja. E espero que este PHN seja sua volta, e a volta de muitos de vocês à Igreja de Jesus Cristo”, enalteceu o religioso.

Frei Gilson recordou que aos 14 anos também participou do Acampamento PHN. Muito pobre, explicou que sequer tinha dinheiro para montar as tradicionais barracas. “Mas, naquela época, eu estava afastado da Igreja”, lamentou, para logo em seguida emendar: “Aqui fui ajudado a recuperar os muitos quilômetros que estava distante da Igreja e a retornar para Jerusalém”.

Fim do acampamento

O domingo, 13, marca o fim da 27ª edição do Acampamento PHN. Além do tradicional luau e o Rosário pela madrugada, terá ainda pregações de Padre Adriano Zandoná, Pitter e o tradicional “giro das camisetas”.

A missa de encerramento será presidida pelo presidente da Canção Nova, Padre Wagner Ferreira.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo