Nesta sexta-feira, 13, manhã do Hosana Brasil foi marcada com pregações sobre aderir ao chamado de Deus e o verdadeiro sentido do jejum
Fernanda Lima
Da Redação
O segundo dia do Hosana Brasil começou com louvor e oração ministrados pelo cantor católico Eugênio Jorge, em Cachoeira Paulista (SP). Além dele, os membros da Comunidade Canção Nova, Orlando Coelho, Renné Viana e Vanúzia Cerqueira também estiveram presentes.
“Deus te pede uma resposta hoje”
A primeira pregação da manhã ficou a cargo do missionário da Comunidade Canção Nova Padre Edmilson Lopes. Com o tema “Deus te pede uma resposta hoje”, o sacerdote falou sobre a importância de não deixar a graça de Deus passar em vão. “Deus quer dar a graça, porém, ela pode vir apenas até a porta do meu coração e não entrar verdadeiramente. Quando Ele nos envia uma inspiração, se não aproveitarmos toda a sua amplitude, desfrutamos apenas parcialmente”, frisou.
“Um dos males para o recebimento da graça, talvez seja a minha e a sua presunção”, afirmou o padre, acrescentando que tal atitude leva a um outro mal chamado soberba. “O soberbo acha que ele se basta. O apóstolo Paulo enfatiza que tudo que ele realizou é fruto da graça de Deus”, recordou.
Frente a esse cenário, o sacerdote salientou que a vida tem um prazo de validade. “Nós temos um tempo de validade. O hoje de Deus é para nós uma expressão de confiança. É preciso aderir a Deus com uma confiança inabalável”.
“Quando endurecemos o coração, não respondemos a Deus”, frisou o sacerdote apontando para o término da sua pregação e levando a seguinte reflexão: “Qual é a sua resposta? Quando Deus nos chama, espera de nós uma resposta de fidelidade para sempre. Esse chamado acontece todos os dias”, salientou o padre Edmilson.
“O dia do jejum é para celebrar a vida”
Na sequência, a última atividade da manhã foi a pregação da Irmã Zélia, Religiosa da Copiosa Redenção. Com tema “A oração e o jejum como armas de vitória”, Irmã Zélia explicou como proceder ao decidir praticar essa mortificação. “Falar do jejum é também falar de uma disciplina que em nossos tempos se perdeu muito. Jesus nos diz que há tipos de demônios que só podem ser expulsos com o jejum e a oração. Para fazer o jejum, eu preciso escutar a Deus”, destacou.
“Mesmo sendo difícil, estamos dizendo para Deus que esse jejum não pode ficar sem uma recompensa para a alma. Nada é impossível quando se tem o Espírito Santo!”, frisou a religiosa.
Irmã Zélia também citou o livro escrito pelo Padre Jonas Abib “Práticas de Jejum” como uma referência para aqueles que desejam compreender melhor o sentido do jejum e como praticá-lo. “Este foi um dos livros que mais me ajudaram a praticar com profundidade o jejum. Nele o padre diz que o jejum é um remédio contra o pecado”.
“Durante o dia em que você decide fazer o jejum, é preciso rezar, buscar a eucaristia e entender que essa prática tem que te levar a uma conversão profunda”, sublinhou Irmã Zélia orientando sobre qual deve ser a postura de alguém que decide jejuar.
A religiosa recordou que, após fazer o jejum, Jesus saiu fortalecido pelo Espírito Santo. “Para vencer qualquer prova, Deus te ungiu para rezar, fazer penitência e para não ter medo de trilhar um caminho mais profundo de experiência do amor de Deus”, pontuou a irmã.
Programação dia
Ainda hoje, no Hosana Brasil, estão previstas a pregação com o padre Bruno Costa; a Missa presidida pelo padre Marcelo Rossi às 16h, e haverá uma noite de shows com irmã Kelly Patrícia e Amigos Canção Nova.