Inauguração

Santuário do Pai das Misericórdias tem nova Sala das Graças Alcançadas

Inauguração da nova Sala das Graças Alcançadas ocorreu nesta sexta, 5, quando se celebram os 11 anos de Dedicação do Santuário do Pai das Misericórdias

Julia Beck
Da Redação

Área externa da nova Sala das Graças Alcançadas, com arcos, jardim e fiéis circulando pelo local

Nova Sala das Graças Alcançadas do Santuário do Pai das Misericórdias /Foto: Larissa Ferreira

A nova Sala das Graças Alcançadas foi inaugurada nesta sexta-feira, 5, data em que se comemoram os 11 anos de Dedicação do Santuário do Pai das Misericórdias, situado na sede da Comunidade Canção Nova. Em 2022, a antiga sala foi adaptada para receber o túmulo do fundador da comunidade, Monsenhor Jonas Abib, falecido em 12 de dezembro daquele ano.

A Santa Missa das 7h, celebrada no Santuário do Pai das Misericórdias, foi oferecida em ação de graças pelas duas celebrações do dia. A Eucaristia foi presidida pelo presidente da Canção Nova, padre Wagner Ferreira, que agradeceu ao reitor e ao vice-reitor do santuário, padre Ricardo Rodolfo e padre Sidney Dias, bem como ao padre Bruno Costa, responsável pela obra da nova Sala das Graças Alcançadas.

Homilia

Em sua homilia, o sacerdote recordou que Jesus é a cabeça da Igreja, firmada sobre a profissão de fé dos apóstolos. “Louvo a Deus por tanto, porque Jesus quis deixar em nosso meio a sua Igreja, casa de Deus, Corpo Místico de Cristo”, afirmou.

Sacerdote conduzindo a homilia durante a celebração, ao lado do ambão litúrgico

Presidente da Canção Nova, padre Wagner Ferreira /Foto: Larissa Ferreira

Padre Wagner destacou que a Igreja é lugar de culto a Deus, onde os fiéis celebram o mistério de um Deus presente que caminha com a humanidade. “Não estamos distantes de Deus. Pelo contrário, Ele se fez próximo — e essa proximidade celebraremos daqui a poucas semanas na Solenidade do Natal do Senhor, o Emanuel, o Deus conosco.” O presbítero enfatizou ainda que Jesus quis permanecer próximo da humanidade, mesmo após subir ao céu e sentar-se à direita do Pai.

O presidente da Canção Nova reiterou seu louvor a Deus pelo dom da Igreja. “Ela é sacramento de Cristo Jesus”, sublinhou, citando o Concílio Vaticano II e a Constituição Dogmática Lumen Gentium.

Sacerdotes e a missão da Igreja

A partir da missão dos apóstolos, padre Wagner destacou o ministério dos sacerdotes. “Na instituição da Eucaristia, na Última Ceia, Jesus também instituiu o sacerdócio ministerial. Depois, os apóstolos foram transmitindo, pela imposição das mãos, este ministério sagrado (…). A missão é edificar a Igreja do Senhor. Louvo a Deus pelos sacerdotes”, disse.

Ele também recordou os diáconos permanentes que serão ordenados sacerdotes (Ângelo Germano, Junio Moreira e Renné Viana) neste domingo, 7, expressando o desejo de que os futuros padres contribuam de maneira frutuosa para a missão da Igreja.

O Santuário do Pai das Misericórdias e a evangelização

Ao final da homilia, padre Wagner recordou os 11 anos de Dedicação do Santuário do Pai das Misericórdias e a inspiração dada por Deus ao saudoso Monsenhor Jonas Abib. “Louvo a Deus por ter concedido ao Monsenhor Jonas a inspiração primeira de proclamar que a Canção Nova foi escolhida para ser o santuário da Divina Misericórdia”, afirmou.

O sacerdote frisou ainda a importância de valorizar o Santuário do Pai das Misericórdias, construído com a ajuda e as doações do povo de Deus, e, ao mesmo tempo, reconhecer que cada pessoa também é templo do Senhor. “Esta casa contribui para a nossa edificação na santidade de Cristo, para que nós, peregrinos da esperança, sejamos alimentados pelo dom da Palavra e dos Sacramentos.”

Ele ressaltou que Monsenhor Jonas teve a coragem de erguer o santuário para cumprir o objetivo que move a comunidade: evangelizar até a vinda gloriosa de Cristo.

Inauguração

Após a Santa Missa, padre Wagner Ferreira, junto aos padres, seminaristas, diáconos, missionários da Canção Nova e fiéis presentes, seguiu em procissão até a nova Sala das Graças Alcançadas, localizada ao lado do santuário.

Depois, padre Bruno Costa realizou uma oração e a bênção do espaço. Em homenagem ao fundador da Canção Nova, todos os presentes aplaudiram. Por fim, a sala foi aspergida com água benta, e todos rezaram juntos o Pai-Nosso.

Em entrevista ao noticias.cancaonova.com, padre Bruno afirmou que, desde 2023, a nova sala começou a ser planejada e projetada. “Neste ano, concretizamos esse novo espaço (…). A sala traz duas realidades novas: um ambiente dedicado à Capela do Pai das Misericórdias e um velário para o acendimento de velas”, explicou. O presbítero destacou ainda que o local é destinado à entrega de pedidos e agradecimentos. “Louvo a Deus por esses 11 anos do Santuário do Pai das Misericórdias e por todos que fazem essa obra de Deus acontecer”, completou.

O reitor do Santuário do Pai das Misericórdias, padre Ricardo Rodolfo, recordou que padre Jonas deixou registrado em um documento que, naquela igreja, muitas pessoas necessitadas e pecadoras encontrariam a graça da misericórdia capaz de transformar suas vidas. “Nestes 11 anos, queremos agradecer por tantas vidas que foram tocadas e transformadas pela graça de Deus. Meu coração é de gratidão pela obra e pela inspiração que Deus concedeu ao nosso fundador.” O sacerdote ressaltou que a inauguração da nova Sala das Graças Alcançadas é um sinal de que a graça continua sendo irradiada na Comunidade Canção Nova.

Celebração de inauguração da nova Sala das Graças Alcançadas, com sacerdotes reunidos e rito litúrgico no interior do espaço

Padre Bruno Costa durante oração e benção da nova Sala das Graças Alcançadas /Foto: Larissa Ferreira

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content