O Santuário do Pai das Misericórdias celebrou hoje a memória litúrgica de São João Paulo II. A data lembra o início de seu pontificado, em 1978, um tempo que deixou marcas profundas de fé, esperança e amor à Igreja.
Reportagem de Huanna Cruz e Ederaldo Paulini
Sandra conheceu o Papa João Paulo II aos 8 anos de idade e desde então o admira.
Após sua morte, passou a tê-lo como intercessor e afirma ter recebido muitas graças em sua família pela intercessão do santo. “Acolhedor, o Papa dos jovens, o Papa cativante, um Papa cheio de vida, um Papa da fidelidade, um Papa amoroso”, expressou a devota, Sandra Aguiar de Souza Coutinho Codeço.
São João Paulo II foi um dos papas mais marcantes da história da Igreja Católica, com o terceiro pontificado mais longo já registrado. Polonês de Nascimento, Karol Wojtyla, teve o papel decisivo na queda do comunismo na Europa Ocidental e na aproximação entre o catolicismo e outras religiões. Canonizado em 2014, tem sua memória litúrgica celebrada em 22 de outubro.
Para que se viva a espiritualidade deste dia de São João Paulo II, uma relíquia do Santo foi exposta durante todas as missas no Santuário do Pai das Misericórdias. “Nós fizemos o pedido, o pedido para ter uma relíquia de João Paulo II e fomos presenteados com uma relíquia de primeiro grau, que é o sangue, uma gota do sangue de João Paulo II”, contou o presidente da Fundação João Paulo II, padre Wagner Ferreira.
A comunidade Canção Nova mantém ligação muito especial com São João Paulo II. “Assim, quando o padre Jonas precisou instituir uma fundação por causa do Sistema Canção Nova de Comunicação, ele dedicou essa fundação a João Paulo II. Por isso, nós temos a Fundação João Paulo II como mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação e também da Rede de Desenvolvimento Social”, completou padre Wagner.
O Progen, projeto da rede de desenvolvimento social da Canção Nova, tem São João Paulo II como patrono. “Nós trabalhamos com as famílias, com os jovens, com os idosos. São João Paulo II, ele pode dizer, ele abarcou tudo isso, na vida dele, na busca dele de santidade. Nós aqui vivemos essa realidade com os nossos jovens, trazendo ele toda a espiritualidade também São João Paulo II na vida deles, das famílias a qual nós assistimos também”, pontuou a coordenadora pedagógica do Progen, Valéria Andrade.
No Progen foi preparado um tríduo em honra a São João Paulo II. O primeiro dia teve como tema ‘Alegres por causa da Esperança’, o segundo ‘Fortes nas Tribulações’ e o terceiro, ‘Perseverantes na Oração’. “Então, além, de toda uma ornamentação, colocar no nos espaços do prédio algumas frases, de São João Paulo II, alguns momentos da vida dele também durante os intervalos foi realizado algumas atividades, passado o vídeo para que os nossos alunos conhecessem um pouquinho mais sobre a história do São João Paulo II. E feito um momento de oração, trazendo também aquilo que é a essência da espiritualidade”, afirmou a coordenadora de Projetos Sociais do Progen, Eliane Pontes.
Durante esses dias de festa, oração e aprendizado sobre a vida do santo, cada criança, adolescente e jovem do Progen leva consigo uma lição de fé e esperança. “As histórias dele que ele fez, não só aqui no Brasil, mas como ele passou a Palavra fora do Brasil, como ele ajudou outras pessoas com necessidades”, concluiu a aluna, Júlia Aparecida Fernandes Custódio.




