MISSÃO

Comunidade Canção Nova completa 27 anos de atividades em Portugal

A Canção Nova celebra, hoje, 27 anos de história em Portugal. Uma caminhada que alcança marcos significativos em 2025: a primeira ordenação diaconal de seminaristas da comunidade e o primeiro compromisso celibatário em terras portuguesas.

Imagens de Erick Jesus, Arquivo e CN Évora
Reportagem de Gracielle Reis

Nesta semana em que a Canção Nova completa 27 anos em terras portuguesas, a comunidade vive a expectativa de dois momentos importantes. O primeiro é o compromisso definitivo ao celibato da missionária Karine Fernandes. “O celibato na Canção Nova é uma forma diferente também de ser no mundo. Sou celibatária nos formatos, a forma do carisma Canção Nova. Há um florescimento da pessoa, um brilho diferente que toma conta da pessoa quando ela concretiza o seu estado de vida”, disse a missionária da Comunidade Canção Nova, Carine Fernandes.

Um outro marco é que, pela primeira vez, seminaristas da comunidade vão ser ordenados diáconos em Portugal. A celebração vai acontecer no dia 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição. “Viver essa experiência é confiar inteiramente na providência de Deus e perceber que a providência nos leva a lugares que realmente nós às vezes nunca imaginamos. Então é como se mudasse os projetos pessoais, os sonhos e ver o quanto Deus cuida nos detalhes nessas situações”, falou o seminarista da Comunidade Canção Nova, Éder Ferreira. 

A Canção Nova chegou a Portugal em 22 de agosto de 1998. E aqui cumpre-se também o que padre Jonas afirmou sobre a identidade da comunidade: somos uma família eclesial bem diversificada, aberta a todos os estados de vida em que cristãos consagrados se unem na missão de evangelizar.

“Eu sou fisioterapeuta, então eu tive a graça de atender o Monsenhor Jonas durante um bom tempo e eu contei para ele que eu ia solicitar o meu compromisso de celibato. Padre Jonas me disse assim: ‘Você é musicista, minha filha?’ Eu falei: ‘Sim, ele sabia’. Ele falou: ‘Então, você sabe que alguns cantores, alguns artistas fazem contrato de exclusividade com as pessoas, com algumas gravadoras, com algumas coisas. Pronto, você está fazendo um contrato de exclusividade com Jesus para sempre’.

Rafael, Éder e Tássio chegaram no ano passado para concluir os estudos de Teologia no seminário de Évora e integram a missão da Canção Nova nesta arquidiocese. Agora dão um passo importante no caminho vocacional, servindo à Igreja como ministros da Palavra e do altar. 

“É um sinal, não só para nós quanto comunidade, mas também pro mundo, demonstrando que o nosso carisma, ele foi feito de fato para as nações. Nós somos para as  nações”, contou o seminarista da Comunidade Canção Nova, Rafael Morais. 

Nestes anos, o carisma que une espiritualidade, comunicação continua a gerar frutos de fé, vocações e novas histórias. Um itinerário que mostra a sua vitalidade e a contribuição para a Igreja em Portugal.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo