EM FÁTIMA

Canção Nova mostra o rosto da evangelização em terras portuguesas

Durante o Mês Missionário, a Canção Nova mostra como leva esperança e fé a terras portuguesas. De Fátima a Évora, a evangelização acontece através dos meios de comunicação e de encontros que aproximam corações de Deus.

Reportagem de Gracielle Reis e Humberto Magro

Há mais de 500 anos, os portugueses atravessaram o oceano e levaram a fé católica ao Brasil. Em 1998, foi a vez da Canção Nova, cruzar os mares e chegar a Portugal para servir a Igreja. 

Entre o fado, o vinho, o azeite e as tradições, o carisma encontrou terreno fértil para semear o evangelho e se faz presente em duas frentes de missão: Fátima e Évora. “Em 2014, fomos ao Brasil, ao Santuário Pai das Misericórdias, à inauguração. Então, aí foi o derramamento todo, o olhar para o meu senhor Jonas foi uma, sei lá, olha, nem sei explicar como é que o Brasil entrou dentro do meu coração. Mas foi uma graça muito grande”, relembrou a missionária da Comunidade Canção Nova, Isabel Nogueira. 

As atividades acontecem por meio da TV, rádio, internet, revista, livrarias em Fátima e Lisboa, além da realização de eventos e grupos de oração. 

Vivem aqui 77 missionários, 35 do núcleo e 42 do segundo elo, entre portugueses, brasileiros e membros de origem africana de todos os estados de vida. A este número somam-se cerca de 30 colaboradores que ajudam a tornar possível a ação evangelizadora. Em Portugal está a maior missão da comunidade fora do Brasil. 

Tudo começou com a chegada de apenas três missionárias acolhidas por corações generosos, como a irmã Maria Tiene, o então bispo de Leiria Fátima, Dom Serafim Ferreira e Silva, um pai para Canção Nova, e amigo de padre Jonas Abib. “Lembro-me que nos encontramos várias vezes. Lembro-me que fui a Cachoeira Paulista num momento de dificuldades de saúde da sua parte, dá-lhe um abraço e mas sobretudo lembro-me da sua coragem, da tua docilidade ao Espírito Santo em tocar a campainha a reunir os colaboradores e construiu desde já uma grande comunidade”, relatou o bispo emérito de Leiria- Fátima. 

A consagração a Nossa Senhora feita por Monsenhor Jonas Abib em 2004 na Capelinha das Aparições, sempre orienta a missão da comunidade em solo português. Neste mês missionário, o presidente da instituição, padre Wagner Ferreira, renovou a consagração e ressaltou a graça da mensagem de Fátima para o carisma Canção Nova. 

“O padre Jonas, ousadamente ele foi abrindo frentes de missão em outros lugares do mundo, como por exemplo aqui em Portugal, para que motivados pela mensagem de Fátima, pudéssemos ainda evangelizar, com esse desejo da salvação das almas, que realmente as almas sejam salvas, porque esse é o desejo de Nossa Senhora. Esta é a mensagem também dos pastorinhos”, concluiu o presidente da Comunidade Canção Nova, padre Wagner Ferreira. 

São quase 30 anos de presença em terras portuguesas. Uma missão que começou com o sotaque brasileiro, mas aprendeu a anunciar a esperança em ritmo de fado e a se deixar moldar pela cultura do povo. Afinal, são todos filhos da casa de Deus com certeza.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo